Prefeitura de Joinville instala pontos de entrega voluntária para resíduos eletroeletrônicos

Publicada em 27/06/2023 às 10:29
Relacionado a: Secretaria de Meio Ambiente - SAMA

Produtos elétricos e eletrônicos quebrados, danificados ou sem mais utilidade são classificados como resíduos eletroeletrônicos e devem ser descartados de forma adequada.

Para facilitar a eliminação desses materiais e equipamentos, a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sama), instalou pontos de entrega voluntária (PEVs), nas Unidades Regionais de Obras Centro-Norte, Nordeste, Oeste e Sudeste.

A ação é uma parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). Também participam da iniciativa a Secretaria de Infraestrutura Urbana de Joinville (Seinfra) e a empresa Ambiental Joinville.

De acordo com a gerente da Unidade de Gestão Ambiental da Sama, Magda Franco, eletroeletrônicos guardam em sua composição resíduos de metais pesados que podem oferecer riscos à população e ao meio ambiente.

“Por isso, as pessoas devem levar esse material aos pontos de entrega voluntária para que recebam a destinação correta pela Ambiental. Faz parte não apenas da educação ambiental, mas de proteção ao meio ambiente e à saúde humana”, explica Magda.

O que descartar

Nos quatro PEVs disponibilizados pela Prefeitura de Joinville, o cidadão pode entregar CPUs e servidores, fontes, memória, processador, HDs, drives de CD e DVD, coolers, mouses, teclados, estabilizadores e notebooks.

Também são coletados celulares, telefones, rádio comunicadores, aparelhos de CD/DVD/Blue-ray, som, cabos e fios em geral, bem como impressoras, scanners, fax, copiadoras, modem e roteadores.

A lista de itens considerados resíduos eletroeletrônicos inclui, ainda, monitores LCD, CRT, LED e plasma, e eletrodomésticos diversos, tais como ferro de passar roupa, chuveiro, sanduicheira, secador de cabelo, forno de micro-ondas, entre outros.

Já entre os produtos que não podem ser destinados aos pontos de entrega voluntária, estão lâmpadas de qualquer natureza, pilhas e baterias de celular avulsas, CDs, DVDs, fitas VHS, disquetes, toners e cartuchos de impressora.

Eletrodomésticos linha branca, como geladeira, lavadora de louça e de roupas, fogão e condicionadores de ar, completam a relação de produtos não aceitos nos PEVs.

Localização dos PEVs

Os resíduos eletroeletrônicos podem ser entregues de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em uma das seguintes Unidades Regionais de Obras:

Unidade Regional de Obras Oeste
Rua São Brás, 184 – Vila Nova