Prefeitura de Joinville instala ecopontos em Escolas Municipais e CEIs para fomentar a educação ambiental

Publicada em 04/11/2022 às 12:14
Relacionado a: Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA, Secretaria de Educação - SED

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), está implantando ecopontos em Escolas Municipais e Centros de Educação Infantil (CEIs). Nessa etapa, dez unidades escolares recebem os equipamentos que incentivam a correta separação e descarte de resíduos sólidos urbanos.

No total, 154 unidades terão os equipamentos implantados até o próximo ano. A iniciativa é para fomentar a reciclagem no município, a educação ambiental e integra o programa Joinville Cidade Limpa.

O ecoponto é uma espécie de cabine com compartimentos específicos para o descarte de materiais. Tem lugar para papel, metal e plástico, como caixas, embalagens, copo, isopor, latinhas, grampos e clipes. Além disso, há um compartimento para vidros, como garrafas, frascos de condimentos, copos e pratos. O equipamento chama a atenção para os cinco passos para preservar o meio ambiente: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.

CEI de Joinville é destaque em ações de educação ambiental

Os alunos do CEI Alegria de Viver, no Paranaguamirim, já estão utilizando o ecoponto. “A gente aprende aqui na escola a reciclar. Se a gente não reciclar, não vai ter água para os peixes e é ruim pra natureza”, conta Sophia de Oliveira, de 6 anos.

O tema da reciclagem é trabalhado no CEI por meio de lixeiras seletivas nas salas de aula, uma composteira na unidade, oficina de compostagem para pais, arrecadação de óleo de cozinha, vidros e latas, além do uso de materiais recicláveis para trabalhos dos alunos. As crianças também realizam produção de papel semente reciclado.

“A gente tem projetos de incentivo ao cuidado com o meio ambiente e o ecoponto vai ajudar muito porque trabalhamos diretamente com as crianças e também desperta consciência e sensibilização dos pais e da comunidade, já que colocamos o equipamento bem na entrada do CEI. Acreditamos que vai aumentar a adesão das famílias”, avalia a coordenadora pedagógica do CEI, Fernanda Cristina dos Santos.

“Ele desperta nas crianças a consciência ambiental, a importância da separação dos resíduos e mostra para eles que muita coisa não precisa ir para lixo, pode voltar para o ciclo produtivo, além de gerar renda para famílias, e de todo impacto socioambiental com o menor consumo de matéria-prima, reaproveitamento do material. A gente vê as crianças como multiplicadores. Eles aprendem na escola, levam para casa e ensinam os pais”, explica Marília Gasperin, coordenadora de Limpeza Urbana da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra).

Educadores de unidades que receberam os novos equipamentos estão trabalhando o tema com os alunos. A Secretaria de Educação (SED) vai capacitar mais professores sobre as melhores formas de utilizar os ecopontos como ferramentas de ensino.

A Escola Municipal Plácido Xavier Vieira, no bairro Santa Catarina, foi a primeira a receber o equipamento, em novembro do ano passado.

Escolas e CEIs contemplados nessa etapa

– Centro de Educação Infantil Alegria de Viver (Paranaguamirim)
– Centro de Educação Infantil Antônio Brühmüller (João Costa)
– Centro de Educação Infantil Botãozinho de Rosa (Guanabara)