Prefeitura de Joinville inicia obras de iluminação pública, pavimentação e urbanismo na Vigorelli

Publicada em 22/09/2023 às 17:56
Relacionado a: Secretaria de Habitação - SEHAB, Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA

O processo de regularização fundiária da Vigorelli é visível para moradores e visitantes que frequentam a região. A partir desta sexta-feira (11), mais um importante passo foi dado no cronograma de melhorias e obras anunciado em 2021, quando a Prefeitura de Joinville e o Tribunal Regional Federal da 4ª Região deram fim a um impasse judicial que durou 30 anos.

Com a presença do governador Jorginho Mello, demais autoridades e moradores da Vigorelli, o prefeito Adriano Silva assinou duas Ordens de Serviço para investimentos que somam quase R$ 8,6 milhões.

“Esse trabalho teve início com a regularização fundiária e agora nós estamos fazendo a reurbanização. Fizemos a rede de esgoto, a requalificação asfáltica até o ferry boat e hoje entregamos a Ordem de Serviço para a requalificação viária dentro da vila e agora vamos fazer a instalação da tão esperada iluminação pública”, detalha o prefeito Adriano Silva.

O governador lembrou que o turismo tem recebido atenção especial do Estado e que é parceiro de Joinville no fomento do setor.

“Nós vamos fomentar o turismo de Santa Catarina. E por que não aqui em Joinville? Fazendo com que esse local se transforme na praia de Joinville, em um lugar aprazível. Nós queremos fazer do turismo uma fonte de renda, de faturamento, de grandeza e desenvolvimento. O aeroporto Lauro Carneiro de Loyola vai receber um investimento de R$ 85 milhões para dar conforto para as pessoas chegarem e saírem. Um aeroporto à altura de Joinville”, diz o governador.

“O que está acontecendo aqui é algo histórico. Foi uma junção de forças entre Legislativo, Executivo e Judiciário. Nós juntamos as três forças para conseguir chegar nesse momento. Esse dia vai ser lembrado pelo resto da história de Joinville como uma transformação social”, afirma o presidente da Câmara de Vereadores, Diego Machado.

Investimentos nessa etapa serão de aproximadamente R$ 8,6 milhões

A primeira Ordem de Serviço assinada autoriza o início da obra de requalificação da região. Serão feitas redes de drenagem, construção de rampas para a entrada e saída de embarcações da água, muros de contenção, pavimentação e calçadas com paver, além de sinalização viária, playground e paisagismo em uma área que compreende 16,6 mil metros quadrados. O investimento é de R$ 6,6 milhões, sendo que R$ 1,5 milhão é proveniente de emenda parlamentar do então deputado federal, Coronel Armando.

“O trabalho social também está sendo desenvolvido. Além de levar a infraestrutura, a ideia é valorizar o que já tem aqui na comunidade e potencializar isso. O desenvolvimento social, econômico e turístico é contemplado na regularização fundiária dessa localidade”, informa o secretário de Habitação, Rodrigo Andrioli.

Outra obra autorizada é o início da ampliação do sistema de iluminação pública. O serviço compreende uma área de 4 quilômetros e toda a infraestrutura com a instalação da parte elétrica necessária, postes e luminárias com tecnologia de LED. O valor investido é de R$ 1,9 milhão, que vai mudar completamente a realidade de moradores, visitantes e turistas que prestigiam as belezas naturais da Vigorelli. Atualmente, a Vigorelli só possui energia em locais onde há geradores.

“Teremos a iluminação de todo o acesso à vila, com 164 pontos. É a etapa inicial para que essa estrutura possa também gerar a energia para o sistema de bombeamento de esgoto e a iluminação pública como um todo”, informa o engenheiro Fabiano Lopes, diretor da Secretaria de Infraestrutura Urbana de Joinville.

As empresas vencedoras das licitações são a Terraplenagem Medeiros, que fará a parte de requalificação urbana e a Quantum Engenharia Ltda que fará a obra de iluminação pública.

“Durante esses dois anos do projeto, a gente tá se preparando, se capacitando para atender o nosso público. É emocionante saber que isso vai chegar. Porque todo mundo esperava um dia ser reconhecido. Não só pela comunidade, mas por todos esses órgão que estão aqui fazendo esse trabalho”, ressalta Mauro Luiz Araújo, morador e empreendedor na Vigorelli.