Prefeitura de Joinville inicia nova edição da formação para empreendedores Join.Cubo

Publicada em 20/02/2024 às 18:46
Relacionado a: Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SDE

O perfil empreendedor de Joinville ganha reforço com os 80 alunos que participam do Programa de Incubação da Join.Cubo 2024, incubadora pública de empreendimentos, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE) da Prefeitura de Joinville.

Nesta terça-feira (20), começou a sétima turma da Join.Cubo, que tem encontros às terças no O Farol. A aluna inaugural deste ano teve a presença do prefeito Adriano Silva, da vice-prefeita Rejane Gambin e do secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, William Escher.

“Em Joinville, estamos trabalhando na desburocratização para facilitar a vida de quem quer empreender. O trabalho da Join.Cubo é ajudar a organizar e orientar os empreendedores a abrirem seus negócios e terem sucesso no futuro dos seus empreendimentos”, destaca o prefeito.

Orientação em todo o processo

O Programa de Incubação da Join.Cubo tem duração de um ano, com um encontro por semana. Os alunos têm acesso a conteúdos sobre todas as etapas e áreas do negócio, desde metas e objetivos, controle financeiro, legislação e fluxo de caixa, até a ponta do processo, com orientações sobre marketing digital, vendas, fotografia e vitrinismo, por exemplo. Após a conclusão, os alunos também contam com serviços de orientação e mentoria em diversas áreas.

Para este ano, o programa traz novidades: “Estamos com novos materiais, novas parcerias e conteúdo atualizado. Outra inovação é que, agora, além dos 80 alunos inscritos na turma, também é possível fazer inscrições individuais, possibilitando que empreendedor que quer se especializar em apenas um tipo de assunto, possa vir para a Join.Cubo e ter acesso ao nosso conteúdo”, explica Escher.

Público diversificado

Além do conteúdo abrangente, a formação oferecida pela Join.Cubo atende a diferentes perfis de empreendedor, auxiliando desde quem está iniciando até os que já se estruturaram, mas precisam dar novo impulso ao seu negócio.

Em 2021, a farmacêutica Francine Pereira foi convidada pela amiga para ingressar na sociedade de uma empresa de alimentação saudável congelada, com a missão de estruturar a parte administrativa e financeira.

Inaugurada em plena pandemia da Covid-19, a empresa teve rápida expansão e, de um ano para o outro, criou a sua loja física e quadruplicou o seu faturamento. Vivendo um período de estabilidade, as sócias buscam, agora, novas ferramentas para continuar o ritmo de crescimento.

“Buscamos a Join.Cubo para aprender mais sobre financeiro, marketing, assuntos que não fazem parte da minha formação. Queremos estruturar melhor a empresa e, quem sabe, virar uma franquia ou abrir lojas em outras cidades”, planeja Francine.

A Join.Cubo é uma incubadora pública criada pela Prefeitura de Joinville. O programa é ligado ao Serviço de Incentivo às Organizações Produtivas (SIOP), que faz parte do Centro Público de Atendimento ao Trabalhador (CEPAT), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE).