Nesta segunda-feira (27/9), a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) iniciou os trabalhos de demolição do trapiche da praia da Vigorelli.
A decisão pela remoção foi baseada em laudos elaborados pela Seinfra e pela Defesa Civil de Joinville, que constaram a impossibilidade de recuperação estrutural do equipamento.
O principal objetivo é garantir a segurança do público já que, mesmo interditado, o local ainda era acessado por pessoas que removiam as placas de sinalização e transitavam pelo trapiche comprometido.
“A estrutura em concreto armado está em região agressiva que, devido à ação da água salgada, pode causar corrosão e fissurar o concreto. A laje do trapiche também está comprometida e oferece risco de desabamento, podendo ocasionar a queda de pessoas”, explica Fabiano Lopes de Souza, diretor executivo da Seinfra.
A demolição do trapiche da Vigorelli será realizada pela Unidade de Obras da Seinfra e deve ser concluída até a próxima semana.
Nova estrutura integra projeto da REURB
A construção de um novo trapiche está prevista no plano de Regularização Fundiária (REURB) da Vigorelli, elaborado pela Secretaria de Habitação de Joinville (SEHAB).
De acordo com o projeto que está sendo desenvolvido pela Secretaria de Planejamento Urbano Sustentável de Joinville (SEPUD), a estrutura contará com sistema de atracadouro flutuante que vai possibilitar a ancoragem de embarcações e valorizar o potencial náutico da região.
Paralelamente, a Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) trabalha nos projetos de drenagem, iluminação e pavimentação interna.