Prefeitura de Joinville inicia construção de ponte que vai ligar bairros Bucarein e Guanabara

Publicada em 23/11/2023 às 11:43
Relacionado a: Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA

A Prefeitura de Joinville realizou, nesta quinta-feira (23), a entrega da Ordem de Serviço da obra da Ponte sobre o Rio Bucarein. A cerimônia ocorreu na Arena Joinville.

Com um investimento de aproximadamente R$ 6,9 milhões, a ponte fará a ligação entre as ruas Coronel Francisco Gomes e Nacar.

A ponte terá 42 metros de comprimento e 15 de largura, com três pistas, sendo uma exclusiva para o transporte público. A estrutura contará com calçadas para a travessia segura de pedestres. “São características especiais para melhorar a mobilidade da cidade”, aponta o secretário de Infraestrutura Urbana de Joinville, Jorge Sá.

“Esta ponte fará o Eixo Norte/Sul, ligando o bairro Bucarein ao Guanabara. Mas não atende só a esses bairros. Ela será usada para quem está na Região Sul e precisa ir ao Centro ou ao Norte da Cidade”, afirma o prefeito Adriano Silva.

Também serão feitos serviços de drenagem, pavimentação e iluminação pública nas ruas Coronel Francisco Gomes e Nacar. “Inclusive da parte do morro da Nacar. Assim aumentamos a mobilidade e damos uma boa trafegabilidade para a população”, explica o prefeito.

A obra será realizada por um consórcio entre as empresas Empreiteira de Mão de Obra Adrimar e Itaúba Incorporações e Construções Ltda.

Obras em cinco pontes

Além dessa ponte, a Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) da Prefeitura de Joinville está trabalhando em mais quatro pontes. São R$ 23 milhões em investimentos.

A ponte construída sobre o Rio Cachoeira, ligará as ruas Dr. Plácido Olímpio de Oliveira e Aubé, nos bairros Bucarein e Boa Vista. Com investimento de R$ 10,6 milhões, ela contará com 118 metros de extensão e 13 metros de largura. A estrutura terá duas pistas para carros, cada uma com 3,5 metros de largura. Nas duas laterais haverá calçadas compartilhadas para pedestres e ciclistas, cada uma com 3 metros de largura.

Orçada em R$ 4 milhões, a Ponte Quiriri terá 60 metros de extensão com três vãos de 20 metros, 8,8 metros de largura e contará com duas pistas para veículos e dois passeios para pedestres, além de guarda-corpo. A estrutura em concreto armado permitirá o aumento da capacidade de carga, inclusive para a passagem de caminhões e atenderá cerca de 2,5 mil moradores da região do Quiriri.

Com um investimento de R$ 1 milhão, a Travessia do Morro do Amaral contará com 23,16 metros de comprimento por 9 metros de largura. Na parte central, serão implantadas duas pistas para a travessia de veículos nos dois sentidos, cada uma com 6 metros de largura. Nas duas laterais haverá uma calçada para o trânsito de pedestres, cada uma com 1,5 metro de largura.

Situada sobre o Rio Cubatão, a Ponte do Pico tem extensão de 55 metros e ficará com 5 metros de largura. A estrutura contará com duas pistas para veículos e um passeio para pedestres e um guarda-corpo. O investimento é de R$ 679 mil.

A Ponte Joinville deve ter o processo licitatório lançado nos próximos dias.