Prefeitura de Joinville inicia Ação de Inverno 2022 para atender pessoas em situação de rua

Publicada em 17/05/2022 às 11:49
Relacionado a:

A partir desta quarta-feira (18/5), a Prefeitura de Joinville dá início ao plano de contingência da Ação de Inverno 2022 e passa a oferecer acolhimento noturno para as pessoas em situação de rua em cinco casas de passagem conveniadas com o município.

Os ajuste finais do plano de contingência serão discutidos em reunião que acontecerá na tarde de terça-feira (17/5), com a participação da vice-prefeita Rejane Gambin e representantes das secretarias envolvidas na iniciativa.

A principal novidade deste ano é que a rede de acolhimento oferecida pela prefeitura contará com cinco casas de passagem, onde serão oferecidas, ao todo, 105 vagas.

Os abrigos conveniados são a Casa Santo Egídio – Associação Diocesana de Promoção Social (Adipros), Casa da Vó Joaquina, Comunidade Eis-me Aqui/Casa de Levi, Comunidade Terapêutica Opção de Vida e Abrigo Institucional Essência de Vida.

Com a ampliação das casas de passagem, a princípio, não será necessária a ativação do abrigo emergencial no Ginásio Abel Schulz, conforme aconteceu em 2021.

No ano passado, durante os seis dias em que o Abrigo Emergencial ficou aberto, foram ocupadas 277 vagas no Abel Schulz, uma média de ocupação de 46 pessoas por noite.

“Estamos nos organizando para atender as pessoas em situação de rua em diferentes espaços, com mais qualidade e conforto”, afirma a secretária de Assistência Social de Joinville, Fabiana Cardozo.

Como buscar acolhimento

O ponto de partida para o acolhimento será o Restaurante Popular 1 – Herbert José de Souza, no bairro Bucarein, onde os interessados em ir para o abrigo deverão comparecer das 17h às 19h, para receber o jantar.

Em seguida, as equipes de abordagem social do Centro Pop irão atender e direcionar as pessoas para as devidas casas de passagem, onde irão pernoitar. No dia seguinte, poderão retornar ao Restaurante Popular e tomar o café da manhã. O serviço de acolhimento noturno será oferecido diariamente, assim como o atendimento do Restaurante Popular 1, aberto para o café da manhã das 7h às 9h, das 11h às 14h para o almoço, e das 17h às 19h para o jantar.

Pedidos de resgate de idosos e pessoas em situação de rua, impossibilitadas de se deslocar ao Restaurante Popular 1, após as 19h, deverão ser feitos ao Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.

Além dos cobertores doados nas campanhas realizadas anteriormente, a Prefeitura de Joinville adquiriu mil mantas térmicas.

Para este ano, o público que desejar ser solidário e fazer novas doações, pode priorizar materiais como travesseiros, lençóis, toalhas de banho e kits de higiene pessoal (sabonete, shampoo, condicionar, escova e creme dental).

A Ação de Inverno 2022 da Prefeitura de Joinville tem a participação da Secretaria de Assistência Social (SAS), Secretaria da Saúde (SES) , Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot), Bombeiros Voluntários de Joinville e Samu.