Prefeitura de Joinville inaugura o Centro de Lutas da Arena para atender atletas de diversas modalidades

Publicada em 10/07/2025 às 15:49
Relacionado a: Secretaria de Esportes - SESPORTE

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Esportes (Sesporte), inaugurou, nesta quinta-feira (10/7), o Centro de Lutas da Arena – Jeanis Cristina Colzani.

Localizado na Arena Joinville, o Centro de Lutas tem 650 metros quadrados revitalizados com rings, equipamentos de ginástica e musculação. O espaço conta com dois rings, uma arena para a prática de judô, três arenas para prática de karatê, taekwondo, muay thai, além de espaço para luta de braço e kung fu.

O local também dispõe de banheiros, vestiários, sala de professores, espaço de espera reservado aos pais e responsáveis, depósito e estacionamento. O Centro de Lutas está sendo usado pelas equipes que representam Joinville nas competições oficiais e por alunos do programa de Iniciação Esportiva da Sesporte.

“São mais de dez modalidades que vão usar esse local justamente para valorizar os nossos atletas, fazer com que as nossas associações esportivas tenham um espaço adequado para treinarem, fazerem seus eventos, suas competições e valorizarmos cada modalidade esportiva joinvilense”, afirma o prefeito de Joinville, Adriano Silva.

A obra teve um investimento de R$ 461,034,20, sendo R$ 150 mil por meio de uma emenda do deputado estadual Sargento Lima e o restante foram recursos próprios da Prefeitura de Joinville.

O secretário de Esportes de Joinville, Douglas Steffen, reforça que através do Programa Movimenta Joinville – Iniciação Esportiva os joinvilenses podem se inscrever e praticar gratuitamente diversas modalidades no Centro de Lutas.

“É só entrar no site da Prefeitura de Joinville, ver as modalidades e selecionar qual você quer participar. Mas se você tem um projeto social ou já tem um grande campeão ligado às artes marciais, alguém que representa a cidade, pode nos procurar que vamos analisar o seu projeto e disponibilizaremos o horário e o espaço aqui para seus treinos”, explica Douglas.

Um dos atletas que treinam no Centro de Lutas da Arena é Miguel Vargas dos Santos, 16 anos, integrante da Seleção Brasileira Juvenil de Taekwondo, campeão Pan-Americano e eleito o melhor atleta da América, neste ano.

“Este espaço representa tudo o que a gente batalhou. Podemos agora ter um espaço praticamente só nosso, para poder treinar sempre”, informa Miguel.

Gabriely da Silva Weirich, 12 anos, campeã de judô na Copa Santa Catarina e segundo lugar no estadual de judô, também comemora a criação do Centro de Lutas.

“Este Centro nos ajuda a treinar, aprender cada vez mais, possibilitando chegar à próxima faixa e ter bons resultados nos campeonatos”, diz Gabriely, que irá representar Santa Catarina no Campeonato Brasileiro de Judô.

Para o veterano professor de judô Icracir Rosa, um dos grandes expoentes e incentivadores das artes marciais em Joinville, o Centro de Lutas da Arena – Jeanis Cristina Colzani irá acolher muitas crianças.

“O local une todas as modalidades de lutas de Joinville e estamos aqui para colaborar, para incentivar o pessoal, a garotada, então é um local excelente. As instalações que foram feitas realmente acolhem muito bem as crianças. Para nós é uma honra contarmos com esse local para Joinville”, elogia o professor.

O prefeito de Joinville destaca os benefícios trazidos pelo o esporte para os jovens.

“Eu fui atleta na minha vida, judoca e nadador, e o esporte com certeza me ajudou a construir o meu caráter, me ajudou a estar mais preparado. Construir espaços como esse é dar oportunidade para que cada modalidade possa fazer surgir novos talentos e que possam também ter a condição de estarem melhor preparados para a vida futura”, aponta o prefeito.

Destaque do karatê brasileiro

A Lei 9.850, de 18 de junho de 2025, de autoria do vereador Lucas Souza, denominou o Centro de Lutas da Arena – Jeanis Cristina Colzani. Ex-integrante da Seleção Brasileira de karatê, Jeanis Colzani morreu no ano passado, vítima de câncer.

Jeanis foi um dos grandes nomes do karatê brasileiro, conquistando medalhas em diversos torneios internacionais, como a medalha de prata no Open de Milão, na Itália, e bronze no Open de Istambul, na Turquia.

Ela nasceu em Alta Floresta D’Oeste, em Rondônia, mas sua família veio para Joinville quando Jeanis ainda era bebê.

Compartilhe

Skip to content