Prefeitura de Joinville inaugura nova sede do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil

Publicada em 14/03/2024 às 13:48
Relacionado a: CAPS IJ Infantojuvenil - SES.USE.CAPSIJ

A Secretaria da Saúde da Prefeitura de Joinville inaugurou, nesta quinta-feira (14), a nova sede do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS IJ).

Localizado na rua Max Colin, 1.451, no bairro América, o CAPS IJ conta agora com mais espaço. São 294 metros quadrados de área construída, além de um amplo pátio para estacionamento.

O imóvel recebeu melhorias físicas na edificação. O investimento com as obras foi de R$ 209 mil, com recursos próprios da Secretaria da Saúde.

A nova sede também proporcionará um atendimento mais humanizado, com acessibilidade e ambientes adequados ao atendimento do serviço. A edificação oferece duas salas de consultas e duas salas de acolhimento, na sede antiga eram uma de cada.

O refeitório, copa, locais de oficinas, brinquedoteca e áreas administrativas foram aprimoradas, em relação ao espaço anterior. E o CAPS IJ tem ainda uma horta, para atividades terapêuticas dos usuários. Todos os ambientes internos são climatizados.

“É uma grande entrega para a cidade de Joinville. Os servidores que atuam no CAPS IJ e os usuários do serviço estavam desejando uma sede nova e contam agora com todas as condições ideias para fazerem o seu trabalho”, afirma a vice-prefeita de Joinville, Rejane Gambin.

A secretária da Saúde de Joinville, Tânia Eberhardt, lembrou que participou da inauguração da primeira sede do CAPS IJ, há 17 anos.

“E agora estão numa sede maravilhosa, que traz conforto, bem-estar e dignidade para todos os nossos pacientes”, aponta a secretária.

O CAPS IJ atende crianças e adolescentes até 18 anos incompletos com transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles decorrentes do uso e abuso de substâncias psicoativas. São atendidos, aproximadamente, 200 pacientes por mês.