Prefeitura de Joinville inaugura nova sede da UBSF Aventureiro II

Publicada em 08/03/2023 às 17:27
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

Nesta quarta-feira (8/3), data de comemoração ao Dia Internacional da Mulher e véspera do aniversário de 172 anos da cidade, a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Saúde (SES), inaugurou a nova sede da Unidade Básica de Saúde da Família Aventureiro II – Ari Ferreira Braga.

A solenidade de entrega foi acompanhada pelo prefeito Adriano Silva e pela vice-prefeita Rejane Gambin, secretários municipais, vereadores, lideranças e representantes da comunidade local, além de profissionais da saúde.

Com recursos do município, a obra teve o investimento de aproximadamente R$ 3 milhões e resultou em uma das maiores Unidades Básicas de Saúde da Família, de Joinville.

A estrutura conta com 10 consultórios médicos e de enfermagem, 3 consultórios odontológicos, salas da vacinas, sala de procedimentos, farmácia, sala de curativos, triagem, acolhimento, sala dos agentes comunitários de saúde, coordenação, sala de reuniões de grupo e ambientes de apoio como esterilização de materiais, copa, almoxarifado, depósito de material de limpeza, área de serviço e banheiros públicos e de funcionários.

Na área externa, foi instalada a Vila da Saúde com academia destinada à prática de atividades físicas e playground, e a rua em frente à Unidade foi pavimentada com asfalto.

No novo endereço e com a nova estrutura, a UBSF Aventureiro II também passa a centralizar outras duas Unidades que anteriormente funcionavam em imóveis alugados, a UBSF Santa Bárbara e a UBSF Rio do Ferro.

Para o prefeito Adriano Silva, a UBSF Aventureiro II é um grande investimento para a saúde de Joinville e representa o comprometimento do município especialmente com a prevenção e promoção à saúde.

“Nossas UBSFs estão sendo transformadas em Vilas da Saúde. Com isso, buscamos a saúde todos os dias, não só no tratamento de doenças, mas na prevenção e informação para a comunidade. Além disso, a UBSF Aventureiro II é um presente para o bairro Aventureiro e um excelente espaço para os nossos servidores da saúde, que merecem todo esse cuidado no seu dia a dia de trabalho”, declara.

O secretário da Saúde, Andrei Kolaceke, reforça a política de promoção à saúde adotada em Joinville, e destaca a importância da atuação das mulheres, que ocupam 70% do quadro funcional da Secretaria.

“A saúde de Joinville atinge o patamar de excelência, graças ao trabalho de todas as profissionais da nossa rede que encontram nas nossas UBSFs excelentes estruturas, adequadas e com mais espaço. O fato de termos as Vilas da Saúde, que propiciam a prática de atividades físicas, integrativas e complementares, faz a diferença nos nossos resultados”, afirma o secretário.

Homenagem à comunidade

Além de beneficiar a população do bairro mais populoso de Joinville, o Aventureiro, a nova Unidade presta homenagem especial a uma personalidade emblemática da comunidade, o farmacêutico Ari Ferreira Braga.

Por meio da Lei Municipal .112, de autoria dos vereadores Tânia Larson e Wilian Tonezi, a Unidade passou a denominar-se Unidade Básica de Saúde da Família Aventureiro II – Ari Ferreira Braga.

Natural de Jandaia do Sul (PR), Ari veio para Joinville em 1996, acompanhado por sua esposa, Telma Braga, e por seus quatro filhos, Lidiane, Ariane, João Elias e Tailine Braga, em busca de mais oportunidades.

Aqui, a família se instalou no bairro Aventureiro, onde Ari Ferreira Braga abriu a farmácia Mercúrio que até hoje preserva o seu legado. Ao longo de 25 anos, o farmacêutico que se auto declarava “cidadão joinvilense”, ajudou milhares de pessoas, clientes e amigos com seus conhecimentos na área da saúde. Ele faleceu no dia 8 de maio de 2021.

Os familiares de Ari Ferreira Braga, incluindo sua viúva, filhos e irmãos, também prestigiaram a inauguração da nova sede da UBSF Aventureiro II e foram homenageados no evento.

Atendimento na nova Unidade

A partir de segunda-feira (13/3), todo o atendimento prestado na UBSF Santa Bárbara, UBSF Rio do Ferro e na antiga UBSF Aventureiro II, passa a ser realizado na nova Unidade, na rua Mauro Bley do Nascimento. O horário de funcionamento será das 8h às 17h.

A Secretaria da Saúde de Joinville informa que apenas a sala de vacinas da UBSF Aventureiro II não estará em operação a partir da abertura da Unidade. O serviço estará disponível logo após a vistoria e liberação da Secretaria de Estado de Saúde, em data a ser divulgada nos próximos dias.