Prefeitura de Joinville inaugura nova quadra coberta da escola Plácido Xavier Vieira

Publicada em 22/11/2023 às 16:41
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

Os estudantes da Escola Municipal Plácido Xavier Vieira ganharam uma nova quadra poliesportiva coberta para realizar as atividades de educação física com mais conforto e qualidade. O espaço foi inaugurado em um evento realizado na manhã desta quarta-feira (22).

A obra contemplou a construção da estrutura em uma área de 796,62 metros quadrados, incluindo arquibancada e salas de apoio, além de uma quadra externa de basquete 3×3. O investimento da Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Educação, foi de R$ 2.652.862,43.

“Os alunos estavam esperando há muitos anos e em uma escola medalhista, que participa de esportes conquistando medalhas e também de dança com grandes apresentações. Com essa quadra, tenho certeza que eles terão muito mais oportunidade para continuarem se desenvolvendo”, afirma o prefeito Adriano Silva.

A quadra será um diferencial para as atividades dos alunos e treinamento das equipes esportivas da escola Plácido Xavier Vieira, que já são destaque em nível municipal. Em 2019, a unidade ficou em 1º lugar na classificação geral dos Jogos Estudantis de Joinville (Jeville) e, em 2022, foi a segunda colocada. Neste ano, conquistou medalhas e troféus em modalidades como handebol, vôlei de praia, ginástica, lutas, natação, xadrez e atletismo.

O presidente do conselho escolar, Cleiton Leonidas Izauro, também destacou que a construção da quadra representa uma grande conquista para os alunos, familiares e profissionais que atuam na unidade. “Os nossos alunos e a comunidade escolar ansiavam por essa obra, pois participam ativamente dos projetos desportivos no contraturno, tendo vários talentos e medalhistas em destaque”, comenta.

Apresentação de equipe multicampeã

A inauguração da nova quadra da escola Plácido Xavier Vieira contou com a presença da equipe joinvilense de basquete em cadeira de rodas Cepe/Whirlpool/Schulz/Sesporte. Eles fizeram uma demonstração da modalidade, além da integração com os alunos da unidade.

O time acumula 46 títulos desde a criação em 2002, sendo tetracampeão do Campeonato Catarinense, pentacampeão da Copa Santa Catarina e hexacampeão do Parajasc. Eles são a única equipe catarinense presente na primeira divisão do Campeonato Brasileiro.

Nova impressora 3D no Espaço Maker

O público presente no evento de inauguração da quadra coberta também teve a oportunidade de conhecer a nova impressora 3D, instalada no Espaço Maker da escola.

A Plácido Xavier Vieira foi uma das 70 unidades municipais que receberam o equipamento, em um investimento total de R$ 374.893,76 realizado pela Secretaria de Educação.

“As impressoras 3D são um diferencial que estamos viabilizando para as crianças poderem destacar seu potencial. É mais uma oportunidade de aprendizado que trazemos para dentro das nossas escolas” explica o diretor executivo de infraestrutura da Secretaria de Educação, Felipe Hardt.

O contrato de locação dos equipamentos inclui a implantação das impressoras, treinamento dos profissionais, serviços de manutenção corretiva e preventiva, peças e componentes, e o fornecimento de suprimentos e insumos necessários para utilização dos equipamentos.