Prefeitura de Joinville inaugura Escola Municipal na Zona Sul

Publicada em 01/08/2023 às 13:08
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Educação, inaugurou nesta terça-feira (1º/8) uma nova escola no bairro Paranaguamirim, na zona Sul da cidade. A Escola Municipal Professora Rosangela Martinowsky Baptista tem capacidade para atender 1,1 mil alunos, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

A unidade tem dois blocos, com um total de 18 salas de aula e seis banheiros, em uma área de 1.374,86 metros quadrados. O investimento do município foi de R$ 6.598.001,69. O município utilizou um método construtivo diferenciado para dar velocidade às obras, mantendo a alta qualidade.

“Esse modelo construtivo é muito rápido. Em janeiro eu estive aqui e estava no início da obra. Em fevereiro, no início do ano letivo, o primeiro bloco já estava sendo usado pelos alunos. É uma tecnologia que oferece cuidado térmico, acústico, entre outros. A escola está montada com mobiliário moderno, lousa digital e Chromebooks para utilização dos alunos e professores”, afirma o prefeito.

A unidade recebe alunos desde o início do ano letivo, quando havia sido liberado um dos blocos provisoriamente, dando fim ao turno intermediário na Rede Municipal de Joinville. Atualmente, são 960 estudantes na escola.

“O Paranaguamirim é um bairro que cresceu muito e enfrentamos o turno intermediário por conta do aumento dessa demanda. Agora, nossos alunos têm aula no horário regular, com toda a infraestrutura necessária para receber uma educação de excelência”, explica o secretário de educação Diego Calegari.

Quem foi Rosangela Martinowsky Baptista

A nova escola recebeu o nome de Rosangela Martinowsky Baptista por meio de Projeto de Lei apresentado pela vereadora Tânia Larson e que foi aprovado pela Câmara de Vereadores. A homenageada se dedicou ao magistério durante 44 anos, foi professora e atuou como gestora da Escola Municipal Paul Harris ao longo da carreira. Ela era casada, mãe de três filhos e faleceu em 28 de outubro de 2021.

A família da professora esteve presente no evento e recebeu das mãos do prefeito uma cópia da Lei que nomeia a escola do bairro Paranaguamirim. Segundo a filha Jociane Francis Baptista Colon, a mãe tinha um coração gigante, sorriso fácil e gostava de estar na companhia da família, de amigos e principalmente dos alunos.

“Depois de tamanha tristeza que encaramos no nosso dia a dia, saber que ela estará eternizada em um lugar que ela amava estar, ajuda a nos trazer apaziguamento aos nossos corações e servirá como combustível para seguirmos em frente. Esse legado marcará todas as gerações daqui para frente”, afirmou a filha.

Além do envolvimento com a educação, Rosangela também participava de atividades voluntárias e sociais. Foi presidente da Associação da Maternidade Darcy Vargas, criada para dar apoio às gestantes de famílias carentes, e ainda atuou na Casa da Amizade, Rotary Cidade das Flores e na equipe de liturgia da Paróquia Santuário Sagrado Coração de Jesus.