Prefeitura de Joinville formaliza acordo para auxiliar famílias que trabalham com o cultivo de arroz

Publicada em 18/04/2024 às 17:37
Relacionado a: Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SDE

A Prefeitura de Joinville, por meio da Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE), realizou a entrega simbólica do termo de parceria com a Sociedade Distribuidora de Água para Irrigação de Joinville (SODAJ) para a manutenção e recuperação dos canais de irrigação e drenagem das lavouras de arroz do município. O evento que marcou a parceria ocorreu nesta quarta-feira (17), na Igreja Cristo Rei, na Rodovia do Arroz.

O investimento é de R$200 mil. Pelo termo de cooperação, o valor será destinado ao custeio dos serviços e aquisição de materiais, além de serviços para a manutenção e recuperação dos canais de irrigação das arrozeiras. O objetivo é auxiliar os produtores nas lavouras e melhorar a produtividade e a renda.

“É mais um projeto que ajuda a manter essas famílias no campo, a manter a produção, a segurança alimentar. O repasse é para a associação para manter os canais, as águas de irrigação que são fundamentais para a produção do arroz”, afirma o prefeito de Joinville, Adriano Silva.

Os recursos serão utilizados para a realização de melhorias no conjunto de valas utilizadas para distribuir a água necessária ao cultivo de arroz. Com extensão total de 50 quilômetros, as valas apresentam evaporação, infiltração e vazamentos por problemas de manutenção.

As obras de melhorias deverão ter início após o fim da safra de arroz, entre abril e maio, e serão executadas pelos próprios produtores de arroz. Os agricultores contam, ainda, com o suporte dos técnicos da UDR que acompanharão a execução dos trabalhos.

“Vamos comprar tubos, pedras para colocar onde as valas estão desmoronando, vai ajudar muito para manter essas valas. Essa verba, para nós, é de suma importância para ajudar a gente a fazer esses reparos que há mais de 10 anos não eram feitos”, explica Armelino Dadam, tesoureiro da SODAJ.

Cultivo de arroz em Joinville

Em Joinville há 270 produtores de arroz irrigado que produzem em torno de 477 mil sacas de arroz por ano. Desses, 103 estão associados à SODAJ, entidade que monitora e fiscaliza a distribuição de água por meio de seis valas de irrigação.

De acordo com o Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola de Santa Catarina (EPAGRI/CEPA), na safra de 2022/2023, foram cultivados em Joinville 3.377 hectares de lavouras de arroz irrigado, cultura que ocupa a maior área plantada no município. A produção total do período foi de 476.832 sacas que representam 23.841,62 toneladas de arroz e valor bruto de comercialização de R$40.530.754,00.

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Unidade de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Joinville, apoia produtores rurais. Pelo Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Rural Sustentável – Juntos pelo Campo, o investimento anual é de R$ 1,5 milhão para os serviços de mecanização.