Prefeitura de Joinville entregará Medalha Dona Francisca à ACIJ

Publicada em 24/06/2022 às 15:30
Relacionado a: Gabinete do Prefeito - GAP

Na segunda-feira (27/6), às 19h30, ocorrerá a entrega da Medalha do Mérito Princesa Dona Francisca. A maior honraria do município será concedida à Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) durante o Jantar de Posse da entidade, no Joinville Square Garden.

O prefeito de Joinville, Adriano Silva, entregará a Medalha Dona Francisca para o presidente da ACIJ, Marco Antônio Corsini, e para a presidente eleita da associação, Maria Regina Loyola Alves.

Fundada em 16 de fevereiro de 1911, a história da ACIJ está diretamente ligada com o crescimento e a evolução de Joinville. A capacidade de apoio e a articulação sempre fizeram parte das ações desenvolvidas, desde quando eram planejadas em sua primeira sede, localizada na casa do empreendedor Hermann August Lepper.

Com o passar dos anos, a ACIJ passou a ser uma das mais importantes e respeitadas associações empresariais do Brasil. Durante o período mais crítico da pandemia, a ACIJ colaborou com a cidade para o enfrentamento da Covid-19.

O apoio incluiu a reforma e a ampliação de leitos no Hospital Municipal São José, a doação de respiradores e equipamentos de proteção individuais e a implantação de uma rede de gases, que permitiu que a Unidade de Pronto-Atendimento Leste fosse transformada em um Hospital de Campanha, preservando a vida de centenas de joinvilenses.

A Medalha do Mérito Princesa Dona Francisca foi instituída por meio da Lei Municipal 4.060 de 1999. O título tem como objetivo homenagear pessoas ou instituições que se distinguiram de forma notável ou relevante, contribuindo direta ou indiretamente para engrandecimento e distinção do município de Joinville.