Prefeitura de Joinville entrega ordem de serviço para obras do Eixo Copacabana

Publicada em 10/03/2022 às 13:28
Relacionado a:

Nesta quinta-feira (10), a Prefeitura de Joinville entregou a Ordem de Serviço para obra de drenagem e pavimentação do Eixo Copacabana. O investimento será de R$ 10,4 milhões e a empresa vencedora da licitação foi a Infrasul.

Ao todo, os trabalhos vão contemplar 3,6 quilômetros das ruas Copacabana, Antônio Bernardo Tromm, Francisco Alves e Sorocaba, no bairro Floresta.

“Esta é uma obra complexa, que vai exigir paciência da população, porque não é só asfalto, mas sim uma grande obra de drenagem. Nós planejamos para que ela tenha o menor impacto possível. Pela sua complexidade, não vamos conseguir fazer de madrugada, por exemplo”, detalhou o prefeito Adriano Silva.

Ao todo, a obra está dividida em cinco etapas. A obra iniciou pela rua Sorocaba, que vai receber uma nova rede de drenagem em toda a extensão da via. Na sequência, os trabalhos seguem pela rua Francisco Alves. Neste ponto, serão instalados 400 metros de galeria com 2,6 x 2 metros e uma linha dupla de tubulação com 1,5 metro de diâmetro.

A terceira etapa é na Copacabana, entre a Francisco Alves e a Dona Emma. Depois, é a vez do trecho entre a Dona Emma e a Antônio Ramos Alvim, onde será necessária escavação de sete metros de profundidade, sendo um dos maiores desafios da obra.

Para finalizar, entre a Antônio Ramos Alvim até a Anita Garibaldi, incluindo a transposição da linha férrea e a rua Bernardo Tromm. O cronograma segue as normas técnicas de engenharia que orientam o início de obras de drenagem pelo trecho onde há o escoamento da água.

“Mais da metade do investimento nessa grande obra que é o Eixo Copacabana será para implantação de uma nova rede de drenagem, que vai ajudar na vazão da água, principalmente quando ocorrem fortes chuvas na região”, explica o diretor da secretaria de Infraestrutura Urbana de Joinville, engenheiro Fabiano Lopes de Souza.

O contrato com a empresa que vai executar o serviço é de 30 meses. O prazo se deve pela complexidade da obra, visto que em alguns trechos, para a instalação de tubulação e galeria será necessário escavação com grande profundidade. Além disso, o trânsito de veículos é intenso em toda essa região, inclusive com a passagem de ônibus e a proximidade com o Terminal Vera Cruz.

“Sabemos que a comunidade aguarda por essa melhoria viária há muitos anos. O trabalho é em parceria com a Companhia Águas de Joinville, que fará a readequação da rede em alguns pontos”, esclarece Jorge Luiz Correia de Sá, secretário de Infraestrutura Urbana.

Outro anúncio feito pelo secretário de Infraestrutura foi a criação de uma comissão que vai se reunir com representantes da comunidade periodicamente para informar as etapas, ouvir as demandas e sugestões da população e buscar soluções para essas questões.

Fernando Luiz da Silva, presidente da Associação de Moradores e Amigos do bairro Floresta, conta que há 15 anos esse era um sonho da comunidade, da associação e dos comerciantes. “Essa é uma obra muito importante para o desenvolvimento e a mobilidade do bairro e essa região é usada como entrada e saída da cidade. Vamos acompanhar os trabalhos com a formação da comissão”, afirma o presidente da associação.

Confira os trechos que serão pavimentados:

– Rua Antônio Bernardo Tromm – 237 metros, da Copacabana até o final
– Rua Copacabana – 2.264 metros, entre as ruas Anita Garibaldi e a Francisco Alves
– Rua Francisco Alves – 645 metros, entre as ruas Copacabana e Sorocaba
– Rua Sorocaba – 475 metros, da Ary Barroso até o final

Compartilhe

Skip to content