Prefeitura de Joinville entrega Ordem de Serviço para construção de quadra coberta em escola da zona Sul

Publicada em 09/09/2022 às 16:25
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

Nesta sexta-feira (9/9), o prefeito Adriano Silva entregou a Ordem de Serviço para a construção da quadra coberta poliesportiva da Escola Municipal Plácido Xavier Vieira, localizada no bairro Santa Catarina, zona Sul de Joinville.

A entrega do documento para a empresa responsável pela execução da obra foi realizada em evento na unidade escolar na presença da vice-prefeita Rejane Gambin e do secretário de educação Diego Calegari, entre outras autoridades, de representantes da comunidade escolar, da equipe docente e dos alunos de 8º e 9º ano da escola.

A estrutura terá 112 metros quadrados, e contará com arquibancada para 109 lugares, além de quatro salas de apoio para depósito de equipamentos esportivos e aulas de atividades complementares. O projeto ainda prevê acessos por rampa e escadas conforme as normas de acessibilidade. O ginásio será entregue com traves de futebol fixas, estrutura para voleibol e tabela de basquete.

Esta é a terceira quadra coberta com obras iniciadas na Rede Municipal de Joinville em 2022. Também estão em execução os projetos dos ginásios da Escola Municipal
Professora Thereza Mazzolli Hreisemnou, no Jardim Paraíso; e na Escola Municipal Agrícola Carlos Heins Funke, em Pirabeiraba.

“Em uma cidade como Joinville, onde chove muito e faz tanto calor, a quadra coberta dá condições adequadas para que os alunos possam se dedicar ao esporte. Então, essa é mais uma quadra para a qual estamos lançando a Ordem de Serviço, bastante ampla, com salas de apoio, e que irá ampliar a capacidade de atendimento destes jovens”, apontou o prefeito Adriano Silva.

Alunos foram destaque no Jeville

A EM Plácido Xavier Vieira foi integrada à Rede Pública Municipal de Joinville em 2016, quando iniciou o atendimento focado nos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º a 9º ano). A história da escola no bairro, no entanto, é da primeira metade do século 20, quando era chamada de Escola Estadual da Estrada Santa Catarina. Em 1979, foi construída a sede atual.

Em 2022, são atendidos 411 alunos. Destes, 266 estão participando de treinos desportivos no contraturno, por meio do Programa Movimenta Joinville, da Sesporte, e de aulas oferecidas por professores voluntários em parceria com a Associação de Pais e Professores (APP). Nos Jogos Estudantis de Joinville (Jeville) deste ano, conquistaram seis troféus para a escola, além de 13 medalhas de ouro em diferentes categorias do atletismo.

“Desde que a escola passou a fazer parte da Rede Municipal de Joinville, a construção da quadra era uma demanda da APP e do Conselho Escolar, mas podemos acreditar que a espera desta comunidade por um ginásio é muito mais antiga. Mesmo assim, os alunos têm se destacado muito nos esportes e conquistado premiações no Jeville. Nossa expectativa é que, com a construção do ginásio, esses talentos possam se desenvolver muito mais”, afirmou o secretário de Educação Diego Calegari.