Prefeitura de Joinville entrega Ordem de Serviço para construção de novo CEI

Publicada em 24/03/2023 às 15:23
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

Nesta sexta-feira (24), a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Educação, assinou a Ordem de Serviço para construção de um novo Centro de Educação Infantil (CEI) no bairro Vila Cubatão. A unidade terá capacidade para atender cerca de 600 crianças de 0 a 5 anos.

A construção ocupará uma área total de 2,8 mil metros quadrados, com seis salas de maternal, seis salas de berçário e seis salas de pré-escola, na rua Dalmazio Conrado Miranda. O CEI terá ateliê, área de playground, solário, pátio coberto, refeitório, cozinha, vestiários e banheiros (incluindo espaços com acessibilidade) e áreas externas para horta, além de toda a estrutura administrativa, como secretaria, sala de direção, sala de professores, almoxarifado e depósitos.

Segundo o prefeito Adriano Silva, a construção de novos CEIs é necessária para atender a demanda por vagas na Educação Infantil em Joinville.

“É um projeto que ganhou até prêmio nacional de arquitetura e que pode ser replicado em outros bairros, fazendo com que o número de vagas aumente e a fila diminua. Quando a gente se propõe a fazer uma educação que transforma, é oportunizar para as crianças, desde os primeiros anos de vida, uma melhor condição de aprendizagem”, afirma.

O secretário da Educação, Diego Calegari, explicou que o novo CEI terá estrutura pré-moldada, em um modelo de construção moderno e inovador. “É uma grande entrega e conquista para a Vila Cubatão. Fizemos um estudo para dimensionar onde teríamos que construir os CEIs e escolhemos esta região porque sabemos ter muita demanda e uma necessidade a ser atendida”, detalhou.

A comunidade também comemorou o anúncio do novo Centro de Educação Infantil. Atualmente, as famílias são atendidas em unidades de outros bairros, como é o caso do morador Pedro Zavarize. Ele tem um filho de cinco anos, que precisa se deslocar de ônibus até um CEI do Jardim Paraíso.

“Essa construção vai beneficiar muitos pais aqui da região porque vai ficar mais perto para levarem os seus filhos. Tem mães que hoje não podem trabalhar porque não conseguem levar as crianças para a creche, por ser longe. O novo CEI vai ser um avanço”, relata.

A obra tem investimento de R$ 16,4 milhões e será executada pela empresa Construtora Viseu Ltda, vencedora da licitação.