Prefeitura de Joinville entrega óculos para alunos de baixa renda

Publicada em 20/12/2021 às 11:40
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

A Prefeitura de Joinville, através do Programa Saúde na Escola, realizou a entrega de 16 óculos para alunos da Rede Municipal de Ensino. O programa é uma parceria entre as secretarias de Educação e da Saúde e contempla estudantes de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social que precisam de correção visual.

João de Carvalho Rodrigues, 11 anos, vinha enfrentando dificuldades para enxergar o conteúdo no quadro, mesmo sentando na primeira carteira na sala de aula da Escola Municipal João Bernardino, no bairro João Costa. Ele foi diagnosticado com astigmatismo aos sete anos de idade, assim que entrou na escola, e desde então usava os mesmos óculos que haviam sido adquiridos pelos pais. Há cerca de cinco meses, no entanto, uma queda fez as lentes racharem.

“Ele reclamava de dor de cabeça e que não conseguia copiar as tarefas do quadro. Como só meu marido está trabalhando, não estávamos em condições de comprar óculos novos. Mas, agora, o João poderá enxergar sem problemas”, conta a mãe, Marlene de Carvalho.

A ação ocorre durante o ano inteiro, com triagem feita nas escolas por meio do teste de Snellen (a famosa tabela utilizada universalmente para avaliar a acuidade visual). Orientadoras e diretoras passam por capacitações em parceria com a Secretaria de Saúde para realizarem a triagem e encaminharem os alunos para as Unidades Básicas de Saúde da Família. A segunda etapa é a regulação feita na Unidade, para priorizar o atendimento dos estudantes com casos mais sérios de problemas de visão.

“Esta ação tem grande importância desde a triagem até a consulta e a entrega dos óculos, porque o problema de visão interfere diretamente no desenvolvimento da criança em todos os aspectos, com destaque para o processo de aprendizagem. No último ciclo encontramos alunos com até 10 graus de miopia que nunca haviam usado óculos”, analisa a orientadora educacional Josiana de Souza, destacando que a ação terá continuidade no próximo ano letivo, com novos ciclos de triagem e consulta.