Prefeitura de Joinville entrega nova ponte do Morro do Amaral

Publicada em 22/03/2024 às 17:52
Relacionado a: Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA

A comunidade do Morro do Amaral passa a contar com mais mobilidade e segurança com a nova ponte em concreto na rua Kurt Meinert. A entrega da obra aconteceu nesta sexta-feira (22), com a presença do prefeito Adriano Silva, secretários, vereadores, lideranças comunitárias e religiosas, além de moradores da região. O evento faz parte das comemorações dos 173 anos de Joinville.

Construída em concreto armado, a nova ponte é maior do que a estrutura anterior, com 23,16 metros de extensão e nove metros de largura. Possui duas faixas para o trânsito de veículos, cada um com três metros de largura. A travessia também oferece mais segurança para os pedestres, com duas áreas de passeio.

Além da construção da nova estrutura, outro ponto importante da obra foi a elevação do nível da rua em cerca de 80 centímetros, ao longo de aproximadamente 850 metros de extensão. A medida evita que a cheia do rio durante os períodos de maré alta impeça o acesso à região.

O investimento na obra foi de R$1.023.704,70, com recursos da Prefeitura de Joinville obtidos por meio de financiamento junto ao Banco do Brasil.

De acordo com o prefeito Adriano Silva, a ponte vai trazer melhorias na vida de quem mora e de quem visita o Morro do Amaral.

“Aqui havia um problema sério porque a região ficava isolada com a maré cheia. Muitas vezes, as pessoas ficaram presas sem poder sair, inclusive em situações de emergência. Os moradores tinham que esperar a maré baixar para acessar as suas casas. A obra traz dignidade, urbanização e segurança para todos os moradores”, destaca o prefeito.

Para o secretário de Infraestrutura Urbana, Jorge Sá, assim como a ponte, a elevação da via foi fundamental para garantir a segurança e a mobilidade da região, que também foram priorizadas durante a execução da obra.

“Foram utilizados cerca de 560 caminhões de material para conseguir elevar o nível da rua. Não adiantaria apenas a ponte, se a via não fosse elevada. Entregamos à população uma estrutura totalmente diferente da anterior e trouxemos a melhor solução de engenharia para que, em nenhum momento, a população perdesse o acesso ao Morro do Amaral, durante a execução da obra”, afirma o secretário.

Homenagem à comunidade

Além de trazer mais segurança, mobilidade e qualidade de vida para os moradores, a travessia presta homenagem à comunidade do Morro do Amaral, já que recebeu o nome de Ponte Joraci do Amaral, conhecida moradora da localidade, que faleceu em 2023. O Projeto de Lei foi de autoria do vereador Brandel Junior.

Para o vice-presidente da Associação de Moradores do Morro do Amaral Adriano de Oliveira, a nova estrutura representa uma mudança na vida da população. “Sofremos com ônibus para as crianças irem estudar, com pessoas doentes que ficavam ilhadas porque não tinham como passar. Essa ponte é mais saúde, infraestrutura, é muito bom para todos nós”, comemora Oliveira.