Prefeitura de Joinville entrega mais de 200 certificados de Regularização Fundiária na Vila Cubatão

Publicada em 16/03/2023 às 16:05
Relacionado a: Secretaria de Habitação - SEHAB

Em mais um avanço do processo de Regularização Fundiária (REURB) do município, a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Habitação (Sehab), entregou 208 certificados a moradores da Vila Cubatão.

O ato de entrega faz parte da programação de aniversário dos 172 anos da cidade e aconteceu nesta quinta-feira (16/3), na Escola de Educação Básica (EBB) Professora Nair da Silva Pinheiro. Estiveram presentes o prefeito Adriano Silva e a vice-prefeita Rejane Gambin, vereadores, secretários, servidores municipais e moradores da região.

A região da Vila Cubatão começou a ser ocupada no início da década de 1990 e reconhecida como bairro em 1997. O processo de regularização fundiária do local começou no ano 2000, por meio do Programa Lar Legal. No entanto, o processo foi judicializado e não evoluiu.

Recentemente, em uma ação conjunta entre a Prefeitura de Joinville, a Câmara de Vereadores e o Poder Judiciário, o trabalho foi retomado e concluído com a entrega dos certificados às famílias da comunidade.

“É um grande avanço na região da Vila Cubatão. Valorizo o trabalho conjunto dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Juntos, entendemos que precisávamos avançar e, hoje, estamos entregando esse benefício importantíssimo para as famílias que passam a ter o documento da sua casa, acesso a crédito, podem comprovar o seu patrimônio, adquirir empréstimos e fazer reformas. É uma grande conquista para a comunidade”, declara o prefeito Adriano Silva.

Já o secretário de Habitação, Rodrigo Andrioli, destacou os números históricos alcançados pela Prefeitura no trabalho de Regularização Fundiária, considerada importante política habitacional para garantir ao cidadão o direito constitucional à moradia.

“Em 2021, superamos os mil lotes regularizados; em 2022 foram mais de 1,5 mil e, agora, com esses 208 lotes da Vila Cubatão, ultrapassamos a marca de 2,7 mil lotes regularizados. É um trabalho realizado em time e resgata o que queremos, o orgulho do joinvilense”, contabiliza o secretário.

Sonhos realizados

Há 35 anos residindo na região, Ari Rodrigues Gomes aguardava há muito tempo pela regularização do seu terreno. Agora, comemora: “A escritura do terreno é tudo. É uma conquista que a gente nem esperava mais. Agora estou muito feliz”.

Também moradora da Vila Cubatão há mais de três décadas, a agente de saúde aposentada Ivanir Borges Ruaru, criou seus filhos e hoje vê seus netos crescerem na mesma comunidade.

Para ela, o certificado de REURB é um sonho realizado: “Nosso terreno está pago há mais de 20 anos, mas agora é nosso, mesmo! O documento é uma garantia e agora também podemos pensar em comprar outros imóveis”.