Prefeitura de Joinville entrega ecoponto no Adhemar Garcia e assina parceria com IMA

Publicada em 24/10/2022 às 19:05
Relacionado a: Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA, Secretaria de Meio Ambiente - SAMA

Para fomentar a reciclagem no município, a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), entregou na tarde desta segunda-feira (24/10), um Ecoponto instalado no Parque São Francisco, no bairro Adhemar Garcia.

Na mesma cerimônia, foi assinado o Termo de Cooperação entre a Secretaria do Meio Ambiente (Sama) e o Instituto do Meio Ambiente (IMA) para definir ações do programa “Penso, Logo Destino”, voltado ao gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos sólidos. As atividades fazem parte da programação da 9ª Semana Lixo Zero que é organizada pelo Coletivo Joinville Lixo Zero e tem apoio da Prefeitura de Joinville.

“O trabalho de reciclagem é feito através da somatória de toda a sociedade. Então quando você forma cooperações e trabalho em conjunto, temos um resultado maior. A exemplo do que estamos fazendo nas escolas municipais, onde vamos instalar miniecopontos”, diz o prefeito Adriano Silva.

No dia 31/10, a Seinfra vai implantar 10 miniecopontos em escolas do município. Já com o ecoponto no Parque São Francisco, a comunidade do Adhemar Garcia pode descartar corretamente materiais como plástico, papel, vidro, metal, além de pilhas e baterias, em qualquer horário do dia.

O secretário de Infraestrutura Urbana de Joinville, Jorge Sá, citou os investimentos futuros e lembrou do que já foi realizado.

“Esse é o segundo ecoponto. O primeiro está no Centreventos Cau Hansen. Nós ainda vamos instalar mais dois em 2023 e dois em 2024, totalizando seis ecopontos. Além disso, trabalhamos a educação ambiental ao disponibilizar os miniecopontos nas escolas. Atualmente, Joinville tem 80 contentores de mil litros instalados para fazer a coleta seletiva”, ressalta o secretário.

4,5% dos resíduos coletados em Joinville são reciclados

Atualmente, Joinville destina para o aterro sanitário municipal, cerca de 12 mil toneladas por mês de resíduos sólidos urbanos comuns. A quantidade de resíduos recicláveis fica em torno de 550 toneladas por mês, o que corresponde a cerca de 4,5% do volume total de resíduos coletados na cidade.

“Muitas pessoas têm a intenção de destinar corretamente, mas não sabem como fazer, onde levar, isso é uma questão de educação. A gente mostra para as pessoas que elas têm onde levar, que elas podem, e não vão colocar no lugar errado”, avalia a diretora executiva da Sama, Ana Rizzatti.

Município é o 1º de grande porte a aderir ao “Penso, Logo Destino”

Pelo programa “Penso, Logo Destino”, Joinville vai receber ações educativas que promovem o gerenciamento ambientalmente correto dos resíduos da logística reversa, como lâmpadas, pilhas e baterias, eletroeletrônicos, entre outros. Joinville é o primeiro município de grande porte a aderir ao programa em Santa Catarina.

“Somos o primeiro Estado do Brasil a erradicar os lixões e cumprimos essa meta há cerca de 15 anos. Hoje damos um passo significativo, quando falamos em logística reversa e o programa é voltado a esse tema na primeira fase. Com os bons números que Joinville vem apresentando e com uma equipe técnica competente na área do meio ambiente, temos certeza que vocês terão bastante êxito em implementar essas políticas de logística reversa e coleta seletiva”, afirma o diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental do IMA, Fábio Castagna da Silva.