Prefeitura de Joinville entrega da Ordem de Serviço para construção da quadra coberta da Escola Agrícola

Publicada em 11/03/2022 às 14:21
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

A Prefeitura de Joinville entregou na quinta-feira, (10), a Ordem de Serviço para a construção da quadra coberta da Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke. A obra atende uma demanda antiga da comunidade, que há pelo menos uma década a colocava como prioridade entre os pedidos para a unidade escolar, que atende alunos do 6º a 9º ano.

A Ordem de Serviço foi entregue pelo prefeito Adriano Silva como parte do calendário do aniversário de Joinville, na presença da vice-prefeita Rejane Gambin, do secretário de educação Diego Calegari, da diretora da escola, Ana Paula Simião, da equipe pedagógica e dos alunos, além de familiares, lideranças do bairro, vereadores e secretários municipais.

“Esta é uma das melhores escolas do país e queremos dar condições para que os alunos tenham a melhor estrutura para continuarem apreendendo e dando orgulho para nossa cidade”, afirmou o prefeito Adriano Silva , fazendo referência ao fato de a escola ter uma das melhores notas do Brasil no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2019, avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Atualmente, a escola conta com uma quadra esportiva descoberta e um campo de futebol. Com a construção, passará a ter um ginásio de 802 metros quadrados e duas arquibancadas. O investimento é de R$ R$ 1,3 milhão e a empresa que venceu a licitação foi a Construtora Azulmax. O prazo para execução é de seis meses.

“Desde o início da nossa gestão, no ano passado, estamos trabalhando para colocar em execução os projetos de construção de quadras cobertas que as escolas municipais de Joinville precisam e que os alunos merecem. Começamos com as construções da Escola Agrícola e na Escola Municipal Thereza Mazzolli, mas estamos com projetos para outras escolas tramitando para que sejam abertas novas licitações em breve, afirma o secretário Diego Calegari.

A Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke foi aberta em 1990 com oferta de pré-qualificação em agropecuária. Na época, a intenção era principalmente atender os filhos dos moradores da zona rural de Joinville, para que adquirissem o conhecimento necessário para dar continuidade aos trabalhos nas propriedades familiares. Agora, é a paixão pela natureza que motiva 326 crianças e adolescentes a saírem de diferentes bairros da cidade, e não somente na zona rural, para estudarem na Escola Agrícola de Joinville.

“Como presidente da Associação de Pais e Professores, mãe de aluno e moradora de Pirabeiraba há 22 anos, estou muito agradecida e satisfeita com o início da construção da quadra coberta. Quando chove, não há condições de os alunos terem aulas de educação física nas quadras e, com essa obra, eles não terão mais sua aprendizagem prejudicada”, contou Jaqueline Coelho, mãe de um aluno do sétimo ano.

Nesta sexta-feira, 11/03, o prefeito Adriano Silva e a vice-prefeita Rejane Gambin visitarão a Escola Municipal Profª Thereza Mazzolli Hreisemnou para acompanhar o andamento da construção de uma quadra coberta iniciada nas últimas semanas. A unidade do bairro Jardim Paraíso, que atende alunos de 1º a 9º ano, ganhará um ginásio de 1.237 metros quadrados.

Além da quadra, a construção inclui vestiários, banheiro com acessibilidade, arquibancadas e dois depósitos (um para materiais da horta da escola e outro para materiais didáticos). O investimento é de R$ 2,7 milhões e a empresa vencedora da licitação foi a Hoeft & Hoeft Construções Civis Eireli.