Prefeitura de Joinville entrega certificados da REURB e recursos do Programa de Melhoria Habitacional

Publicada em 08/03/2022 às 13:45
Relacionado a: Secretaria de Habitação - SEHAB

Como evento integrante da programação de aniversário de 171 anos da cidade, a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Habitação (SEHAB), realizou na manhã desta terça-feira (8), no Teatro Juarez Machado, a entrega de Certificados de Regularização Fundiária Urbana (REURB).

A solenidade também marcou o acesso de 20 famílias cadastradas na SEHAB ao Programa de Melhoria Habitacional, que subsidia a aquisição de materiais de construção para reforma, ampliação ou novas construções.

Nesta primeira entrega de REURBs do ano, foram beneficiadas cerca de 130 famílias, residentes nos bairros Espinheiros, Jardim Paraíso, João Costa, Adhemar Garcia, Morro do Meio, Vila Nova, Costa e Silva e Ulysses Guimarães.

Uma das beneficiadas foi a ONG Abrigo Animal, que agora tem o seu terreno no Vila Nova regularizado. “Para o Abrigo Animal essa REURB representa sossego, porque sempre que renovávamos convênios nos era exido o Alvará de Localização, o que não conseguíamos, por não ter a escritura do terreno”, comemora a coordenadora da ONG, Osnilda Bachtold.

Tranquilidade e alívio também são os sentimentos de Izionete Rodrigues, cuja propriedade no bairro Jardim Paraíso foi regularizada. “Para nós é uma benção. Poder ter a escritura na mão é muito bom”, afirma Izionete.

O prefeito de Joinville Adriano Silva destacou a dedicação da Secretaria de Habitação de Joinville, que em cooperação com a Prefeitura e a Câmara de Vereadores conseguiu uma produtividade nunca antes alcançada na história da SEHAB.

“Não foi um processo simples. Tivemos que mudar decretos e regras para que pudéssemos facilitar esse trabalho. Em um ano, já entregamos 1.150 Regularizações Fundiárias. Isso é mais do que os últimos 11 anos da história de Joinville, um período onde foram entregues 750 REURBs. Isso é dignidade. São famílias que passam a ter o que é justo e de direito: o documento da sua residência”, pontua o prefeito.

Programa Melhoria Habitacional

Popularmente conhecido como “programa do material de construção”, o Programa de Melhoria Habitacional foi criado pela Prefeitura de Joinville para atender famílias cadastradas na Secretaria de Habitação.

Por meio do programa, famílias de baixa renda recebem subsídio de até 100% para a aquisição de materiais de construção destinados a reformas e melhorias das suas moradias.

“É um programa quer traz qualidade de vida para pessoas que já têm a sua moradia digna, mas necessitam de alguma melhoria, como uma caixa d’água ou um reparo no telhado, por exemplo”, explica o secretário de Habitação, Rodrigo Andrioli.

Nesta primeira entrega, 20 famílias receberam recursos do Fundo Municipal de Terras, Habitação Popular e Saneamento, no valor total de R$ 666.521,48.

Marli Santana Machado, moradora do Paranaguamirim, foi uma das contempladas pelo programa. “É um sonho que se realiza, finalmente poder deixar minha casa em ordem”, diz Marli.