Prefeitura de Joinville e Unimed mantém parceria para realização de hemodinâmica

Publicada em 08/07/2022 às 16:57
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

Na tarde desta sexta-feira (8/7), o prefeito Adriano Silva, a vice-prefeita Rejane Gambin e o secretário da Saúde, Andrei Kolaceke, acompanhados pelos diretores do Hospital Municipal São José, participaram de uma reunião com o Dr. Glauco Adrieno Westphal, vice-presidente da Unimed Joinville. Na ocasião, ficou mantido o apoio do Centro Hospitalar Unimed para a realização de procedimentos de hemodinâmica.

“Agradeço muito ao suporte da Unimed Joinville, que acolheu o nosso pedido e vai continuar com a parceria junto ao Hospital São José para os procedimentos de hemodinâmica”, afirma o prefeito.

Em relação ao equipamento de hemodinâmica do São José, que foi instalado em 2007 e apresentou problemas no mês de março, a Secretaria da Saúde está trabalhando para a substituição das peças danificadas e, paralelamente, iniciou a condução do processo de compra de um novo equipamento.

“O aparelho que utilizamos tem mais de 15 anos de uso, o que dificulta bastante que a gente consiga adquirir peças para substituição. Por este motivo, já estamos prospectando a aquisição de um novo equipamento”, explica o secretário Andrei.

Ainda na tarde de sexta-feira, a equipe médica que atende os pacientes acometidos por Acidente Vascular Cerebral (AVC) e os profissionais de enfermagem e de apoio dos setores foram comunicados pela direção da unidade sobre manutenção ao apoio e, portanto, da continuidade do fluxo dos atendimentos.

Tratamento do AVC

Quando um paciente recebe atendimento médico e há suspeita de AVC, é realizada uma tomografia computadorizada para que o diagnóstico seja confirmado ou descartado. Em caso de confirmação, o médico direciona o tratamento.

Em Joinville, o médico pode optar pelo tratamento medicamentoso (com o auxílio de medicamentos) ou mecânico (com o suporte da hemodinâmica). Do total de pacientes atendidos, cerca de 70% utiliza o tratamento com medicamentos e 30% com a hemodinâmica.

Cabe ressaltar que o tratamento medicamentoso, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, segue sendo oferecido normalmente aos pacientes do São José. Com a manutenção da parceria com o Centro Hospitalar Unimed, os procedimentos de hemodinâmica também continuam sendo realizados.