Prefeitura de Joinville desenvolve estratégia para otimizar agendamento nas UBSFs

Publicada em 07/02/2023 às 16:48
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES, Secretaria de Administração e Planejamento - SAP

Nas últimas semanas, Joinville passou a registar um crescente número de pessoas que buscaram atendimento nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) antes do horário de abertura à população.

Os joinvilenses justificam a formação de filas durante a madrugada como forma de garantir o atendimento. A Secretaria da Saúde, por sua vez, orienta a população que não é necessário comparecer antes do horário de atendimento.

Para trabalhar em um projeto para solucionar esta questão em caráter de prioridade, técnicos da Secretaria da Saúde e da Secretaria de Administração e Planejamento, sob o comando dos secretários Andrei Kolaceke e Ricardo Mafra, formaram um grupo de trabalho.

“Depois de visitar os locais de atendimento e conversar com a população e com nossa equipe, identificamos a necessidade de organizar os agendamentos, facilitando o acesso. Na maioria das unidades, o número de consultas que nós oferecemos é suficiente. Prova disso é que restam vagas no fim do dia”, aponta Andrei.

Agendamento online

A solução encontrada foi a implantação de uma ferramenta de agendamento online para o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde da Família, com um fluxo semelhante ao que foi realizado para a vacinação contra a Covid-19, citado como referência até pelo Ministério da Saúde.

“Nós vamos utilizar o bem-sucedido exemplo do agendamento da vacinação para encaminhar uma solução definitiva para que essa questão. Estamos trabalhando para que não haja ‘fila da madrugada’ em nenhuma das nossas unidades, oferecendo mais conforto e humanização aos joinvilenses”, detalha o prefeito Adriano Silva.

A ferramenta de agendamento online será disponibilizada no aplicativo Joinville Fácil. A funcionalidade está em fase final de desenvolvimento e parametrização. Na sequência, ela passará por testes internos. Estas atividades serão desenvolvidas ainda nesta semana.

A previsão é que, a partir da próxima semana, a funcionalidade seja disponibilizada para a população. Por se tratar de um projeto-piloto, a implantação será feita, inicialmente, apenas para os usuários da UBSF Comasa.

“Nosso objetivo é que os pacientes do Comasa usem a ferramenta com acompanhamento das nossas equipes, que vão garantir as melhorias necessárias antes de expandir a ferramenta para as demais unidades”, explica o prefeito.