Prefeitura de Joinville decreta Situação de Emergência pela epidemia de dengue

Publicada em 29/03/2023 às 19:08
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

Nesta quarta-feira (29), o prefeito Adriano Silva decretou Situação de Emergência em Joinville em função da epidemia de dengue. Desde o início de janeiro, Joinville registrou 1,6 mil casos da doença. Deste total, mais de 1,3 mil casos foram confirmados nas últimas três semanas.

“Seguimos focados em combater o mosquito e atender a população com sintomas da doença. Este Decreto de Situação de Emergência reforça a seriedade da situação e a necessidade de apoio dos joinvilenses”, explica o prefeito.

Na prática, a medida possibilita que sejam fortalecidas as estratégicas epidemiológicas e também que sejam pleiteados recursos adicionais para o enfrentamento da dengue em Joinville.

Vigilância Ambiental

A equipe da Vigilância Ambiental continua realizando as ações de combate à dengue, incluindo visitas domiciliares, aplicação de fumacê, monitoramento de armadilhas, orientações e aplicação de larvicida.

Mensalmente, uma média de 25 mil visitas são realizadas para identificar e eliminar recipientes com água parada que podem servir de criadouro para o mosquito.

Central de Atendimento da Dengue

Na terça-feira (28/3), entrou em funcionamento a Central de Atendimento da Dengue de Joinville, na UniSociesc Campus Park, no bairro Boa Vista.

O serviço é voltado para pessoas com 15 anos ou mais, que apresentam sintomas leves e moderados da dengue. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Caso necessário, o horário poderá ser ampliado.

Os sintomas mais comuns são: febre alta; dor no corpo, nas articulações ou atrás dos olhos; mal-estar; falta de apetite; dor de cabeça; e manchas vermelhas no corpo.

A Central de Atendimento da Dengue é uma iniciativa da Prefeitura de Joinville, com apoio da UniSociesc, Tupy S/A e 62º Batalhão de Infantaria.

Pacientes que apresentam sintomas severos, como sangramento, dor aguda, desmaio ou confusão mental devem buscar atendimento imediato nas Unidades de Pronto-atendimento (UPAs).

Ação educativa nas escolas

Neste fim de semana, todos os alunos das redes Municipal, Estadual e Particular de Ensino de Joinville vão receber como tarefa o checklist “10 minutos contra a dengue”, uma lista com medidas efetivas para eliminar os focos do mosquito nas residências. Ao todo, serão mais de 120 mil alunos envolvidos.

Mutirão

No próximo sábado, 1º de abril, será realizado o mutirão Joinville Contra a Dengue. A ação será focada em eliminar os lugares com água parada nas residências.

Neste dia, a partir das 8h, as equipes da Prefeitura vão realizar ações coordenadas nas quatro regiões da cidade, com apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros Voluntários, escoteiros, jipeiros, voluntários e integrantes dos grupos de Rotary e Lions.

Todos os joinvilenses podem colaborar com o mutirão vistoriando suas casas e eliminando locais que possam acumular água.