A Prefeitura de Joinville foi elevada à categoria Diamante no Selo de Qualidade em Transparência Pública, conferido pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC) e pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon). Este é o mais alto grau deste reconhecimento a instituições públicas que disponibilizam informações essenciais sobre suas ações para a população.
No ano passado, a Prefeitura de Joinville conquistou a categoria Ouro e neste ano progrediu para a Diamante ao atingir um nível de 96,16% no cumprimento dos critérios e itens estabelecidos pela Associação. A conquista foi divulgada durante o IV Congresso Internacional do Tribunais de Contas (CITC), realizado de 2 a 5 de dezembro, em Florianópolis.
O resultado faz parte do levantamento do Programa Nacional de Transparência Pública, em que a Atricon classifica os portais de transparência do poder executivo, legislativo e judiciário de municípios e Estados a partir de índices que variam de 0 a 100%, conforme atendimento aos critérios definidos (essenciais, obrigatórios e recomendados) e a itens estabelecidos.
“A conquista do selo Diamante, concedido pela Atricon, demonstra o compromisso e os esforços da gestão municipal para disponibilizar informações essenciais e prestar contas de suas ações à população de forma clara, objetiva e compreensível. O poder executivo municipal continuará trabalhando para o atendimento dos critérios indicados pela Atricon”, afirma Tiani Regina de Borba, controladora-geral do Município.
A Atricon analisou 10.072 portais de transparência. Desse montante, foram certificados 2.912 portais e Joinville foi um dos 998 que recebeu o selo diamante.