Prefeitura de Joinville celebra Dia da Mulher com eventos especiais

Publicada em 06/03/2023 às 17:53
Relacionado a: Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SDE

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a Prefeitura de Joinville terá ações especiais voltadas ao mercado de trabalho e para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Na quarta-feira (8/3), o Centro Público de Atendimento aos Trabalhadores (Cepat) realiza a roda de conversa “O mercado de trabalho feminino”.

O evento gratuito terá início às 9h e ocorrerá no Auditório do Cepat (rua Abdon Batista, 342 – Centro). Não é necessário se inscrever com antecedência.

A roda de conversa é direcionada às mulheres, especialmente às que estão em busca de novas oportunidades de trabalho, e aos profissionais de recursos humanos que atuam em empresas e agências de recrutamento.

Entre os temas da programação, estão os desafios, deveres e direitos das trabalhadoras. Também serão comentados os perfis de profissionais mais buscados no mercado de trabalho e divulgadas vagas disponíveis.

De acordo com a coordenadora do Cepat, Patrícia Sarli, o objetivo da roda de conversa é compartilhar informações e promover a integração entre as usuárias do serviço e profissionais que estão na linha de frente dos processos de contratação.

“Percebemos que ainda existem muitos desafios para as mulheres conseguirem se inserir profissionalmente. Por isso, vamos conversar com esses dois públicos mostrando como trabalhadoras e empresas podem aproveitar melhor as potencialidades existentes no mercado de trabalho”, explica Patrícia.

A roda de conversa “O mercado de trabalho feminino” é uma iniciativa do Cepat, serviço vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE), e terá a participação da Associação Voluntários para o Serviço Internacional Brasil (AVSI Brasil).

Valorização e ação solidária

Na mesma data, um café da manhã especial será oferecido às acolhidas pela Casa Abrigo Viva Rosa, Serviço de Acolhimento Institucional para Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar, vinculado à Secretaria de Assistência Social (SAS).

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), com apoio da SAS, realiza, também no dia 8 de março, o evento “O que é ser mulher em Joinville?”, das 8h30 às 12h30, no auditório da Casa da Cultura de Joinville (rua Dona Francisa, 800 – Saguaçu).

A programação terá a palestra “Mulheres na história de Joinville”, com a jornalista e pesquisadora Maria Cristina Dias, e rodas de conversa conduzidas por mulheres representantes de diversos setores da cidade. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo link .

E até o dia 25 de março, o CMDM e a SAS realizam a campanha solidária de arrecadação de produtos de higiene pessoal que serão destinados às mulheres em situação de vulnerabilidade social atendidas pela Rede Catarina, Rosa de Saron e às Mulheres da Comunidade do Morro do Amaral.

Os donativos podem ser entregues no Centro de Atendimento ao Cidadão (rua João Colin, 2719 – Bom Retiro), na Secretaria de Cultura e Turismo (Centreventos Cau Hansen), no Museu Nacional da Imigração e Colonização (MNIC), no Museu Arqueológico de Sambaqui, Museu de Arte de Joinville (MAJ) e no Arquivo Histórico, no horário de funcionamento dos locais.