Prefeitura de Joinville avança na cravação de estacas e concretagem de vigas da Ponte Anêmonas

Publicada em 04/12/2025 às 11:15
Relacionado a: Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), está dando continuidade à cravação das estacas que garantem a sustentação da estrutura da Ponte Anêmonas. Até o momento, foram instaladas 40, sendo 20 do lado da Rua Estevão Júnior, no bairro Guanabara, e a mesma quantidade na Rua Anêmonas, no bairro Fátima. Ao todo serão 262 estacas instaladas até a conclusão da ponte.

A Ponte Anêmonas será uma importante ligação entre a região Sudeste e a central da cidade. Nas próximas etapas da obra serão executados os blocos, depois os pilares e as vigas, que darão suporte à laje.

“Hoje a gente está executando, do lado da Rua Esteves Júnior, a escavação para o bloco de fundação das estacas que já foram cravadas. Depois dessa etapa, é feita a armação e a concretagem do bloco 1. Do lado da Rua Anêmonas, a gente terminou a cravação das estacas de concreto e agora é o arrasamento das estacas, que na prática, é fazer os ajustes para que ela fique na altura prevista em projeto, para seguir com essa mesma sequência do bloco 10”, explica Paulo Mendes Castro, diretor-executivo de Obras Especiais e Estratégicas da Seinfra.

Paralelamente, a obra avança na produção de vigas. Duas delas foram concretadas no pátio de pré-moldados instalado na Arena Joinville. “O pátio está com todas as estacas que serão instaladas concretadas e estocadas. Esta semana começamos a concretagem das duas primeiras vigas e, a partir disso, vamos concretar cerca de cinco vigas por semana”, projeta o diretor.

Desta forma, a obra da ponte ocorre com frentes de trabalho em diferentes pontos da cidade, de acordo com o cronograma das equipes. Sendo executada a obra diretamente no local onde a ponte será construída, considerando os dois bairros e também o pátio de pré-moldados, que fica próximo à Arena Joinville.

Operação do equipamento cantitravel iniciará nas próximas semanas

Nas próximas semanas, a obra deve ganhar novo ritmo com a chegada do equipamento cantitravel. “Ele é menor que o utilizado na Ponte Joinville, mas será o responsável pela cravação das estacas da linha 2 até a linha 6 e, consequentemente, dos pilares e travessas. Depois, o equipamento será deslocado para o lado da Rua Anêmonas, repetindo a mesma sequência de execução”, explica Paulo.

Assim como já ocorre na construção da Ponte Joinville, o uso do cantitravel permite que os trabalhos avancem com mínima interferência no mangue e no curso d’água do Rio Itaum-Açú, reduzindo impactos ambientais e aumentando a precisão no lançamento das estruturas.

Sobre a Ponte Anêmonas

Construída sobre o Rio Itaum-Açú, a Ponte Anêmonas vai ligar as ruas Anêmonas, no bairro Fátima, e Esteves Júnior, no Guanabara e será mais uma grande obra para a mobilidade da cidade, beneficiando diretamente mais de 114 mil moradores dos bairros Guanabara, Fátima, Adhemar Garcia, Jarivatuba, Itaum e Paranaguamirim e, consequentemente, todo o município.

A estrutura de concreto armado terá aproximadamente 200 metros de extensão (182,36 m da estrutura mais as cabeceiras) e 14 metros de largura, com duas pistas, calçada para pedestres e ciclovia dos dois lados.

Compartilhe

Skip to content