Prefeitura de Joinville ativa Gabinete de Crise e alinha estratégias em virtude da chuva persistente

Publicada em 24/01/2024 às 15:30
Relacionado a: Unidade de Proteção Civil - SEPROT.UPC

Nesta quarta-feira (24), o prefeito Adriano Silva e a vice-prefeita Rejane Gambin acionaram o Gabinete de Crise para alinhar as ações que serão tomadas caso se confirme a previsão de chuva forte e volumosa, combinada com o pico de maré. Participaram da reunião a Defesa Civil, outros órgãos da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública, Departamento de Trânsito e secretarias de Infraestrutura Urbana, Meio Ambiente, Assistência Social, Educação e Comunicação.

Os sistemas meteorológicos indicam possibilidade de chuva persistente pelos próximos cinco dias em Santa Catarina. Para a região de Joinville, a previsão indica chuva volumosa para esta quarta e quinta-feira (24 e 25). Paralelo a isso, há previsão de maré alta para às 15h, com pico de 1,5 metro. Para a quinta-feira, o pico será de 1,9 metro às 3h30 e de 1,5 metro às 15h30. A condição é reflexo da circulação marítima e de um ciclone que está sob o oceano.

Caso essa previsão se confirme, os rios Cubatão, Águas Vermelhas e Rio do Braço devem continuar subindo, o que pode intensificar os pontos de alagamento nas regiões do Jativoca, Willy Tilp, Santa Mônica, Vila Nova e Jardim Sofia.

Por volta do meio-dia desta quarta-feira, a água em alguns pontos dessa região já invadia ruas. Caso haja necessidade, a Secretaria de Assistência Social vai montar um abrigo para acolher as famílias que tiverem que deixar suas residências.

Outras ações também estão sendo tomadas, como o trabalho da Secretaria de Infraestrutura em casos de erosão, fechamento de canais de extravasão no Rio do Braço, além de alinhamento com as empresas do transporte coletivo para rotas alternativas caso a região central tenha pontos de alagamento.

A recomendação da Defesa Civil é que a população que mora em áreas que historicamente alagam, fique atenta ao volume de chuva para erguer móveis e eletrodomésticos e buscar um local seguro para se abrigar.

Desde segunda-feira (22), quando teve início o período de instabilidade, o acumulado de chuva em Joinville foi de 197 milímetros.

O risco se mantém alto para situações de deslizamento. A Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199 e os Bombeiros Voluntários pelo 193.

Rua Dorothovio do Nascimento

A Rua Dorothovio do Nascimento, próximo ao Kartódromo apresentou uma erosão, que ainda não pode ser consertada em razão do volume de chuva. Para garantir a segurança de quem passa pela região, a pista neste trecho foi totalmente interditada.

Os motoristas que estiverem seguindo sentido Zona Norte devem acessar a rua Tuiuti e na sequência a Santos Dumont. Já para quem estiver seguindo para a Zona Sul deve pegar a rua Rio do Braço e acessar a Santos Dumont.