Prefeitura de Joinville assina Ordem de Serviço para construção da Vila da Saúde na UBSF Itaum

Publicada em 28/11/2023 às 16:43
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

Em mais uma ação de promoção à saúde e fortalecimento da atenção primária de Joinville, a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Itaum passará a contar com uma Vila da Saúde.

O ato de assinatura e entrega da Ordem de Serviço para a construção da nova Vila da Saúde aconteceu nesta terça-feira (28), na Escola Municipal Monsenhor Sebastião Scarzello, e teve a presença do prefeito Adriano Silva e da vice-prefeita Rejane Gambin, secretários municipais, vereadores, servidores e profissionais da área da saúde.

A Vila da Saúde será construída anexa à UBSF Itaum e contará com pista de caminhada de aproximadamente 200 metros de extensão, espaço coberto para a prática de atividades em grupo, quadra de esportes de areia, academia da melhor idade, academia fixa, playground, mesas para jogos, paisagismo, sanitários e acessibilidade em todos os ambientes.

A obra tem investimento de R$ 1.339.800,00 obtidos por meio de emenda parlamentar do então Deputado Federal Coronel Armando, e contrapartida da Prefeitura de Joinville no valor de R$ 339.800,00. O projeto da Vila da Saúde foi desenvolvido pela Unidade de Obras e Manutenção da Secretaria da Saúde de Joinville e a execução da obra será realizada pela GK Construções Ltda., empresa vencedora da licitação.

De acordo com o prefeito Adriano Silva, a construção da Vila da Saúde na UBSF Itaum é mais um investimento na saúde e longevidade do joinvilense. Para ele, esses espaços aproximam a comunidade das Unidades de Saúde, melhorando a qualidade de vida.

“Quando a gente transforma uma Unidade Básica de Saúde da Família em Vila da Saúde, está levando para a comunidade pista de corrida, ginástica, área de lazer e convívio social, justamente para repensarmos como estamos vivendo e como queremos envelhecer, com qualidade de vida, saúde, independência motora e mental”, afirma o prefeito.

Já a diretora executiva da Secretaria da Saúde (SES), Marlene Bonow Oliveira, destacou que a Vila da Saúde da UBSF Itaum vem reforçar os serviços oferecidos pela Unidade que também recebeu investimentos em melhorias e que, atualmente, atende a cerca de 17,8 mil usuários da região.

“A nova Vila da Saúde é uma ação muito importante que vem ao encontro do fortalecimento da atenção primária buscando, principalmente, a promoção e prevenção à saúde. É um equipamento disponível para toda a comunidade, para que todos possam aproveitar o espaço que também representa a saúde”, completa.