Prefeitura de Joinville assina Ordem de Serviço para construção da nova UBSF da Ilha, no Espinheiros

Publicada em 19/04/2023 às 16:46
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Saúde (SES), assinou a Ordem de Serviço para construção da nova Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) da Ilha, no bairro Espinheiros.

O ato de assinatura e entrega do documento ocorreu nesta quarta-feira (19/4), no Centro de Educação Infantil (CEI) Miraci Dereti, localizado ao lado do terreno onde será construída a nova Unidade.

Estiveram presentes o prefeito Adriano Silva, vereadores, secretários e servidores municipais, além de representantes da AZ Construções Ltda, empresa vencedora da licitação e que será responsável pela execução da obra.

A nova UBSF da Ilha receberá investimento total de R$ 6.015.319,81, sendo R$ 4.515.319,81 recursos próprios do município e R$ 1.500.000,00 oriundos de emenda parlamentar do então deputado federal Darci de Matos.

Com área total de 943,35 m2, a UBSF da Ilha terá capacidade para cinco equipes de saúde da família, contará com três consultórios odontológicos, salas de acolhimento, de imunização e triagem, farmácia, procedimentos curativos, sala de reuniões de grupo, sala de agentes comunitários de saúde e ambientes de apoio.

Na área externa, será construída a Vila da Saúde com espaço coberto para a prática de atividades físicas, com pista de caminhada, academia, horta e playground. A estrutura tem o intuito de promover a saúde por meio do incentivo à prática de atividades físicas e de lazer, contemplando espaços físicos adequados e equipados para diversas faixas etárias.

De acordo com o prefeito Adriano Silva, a nova UBSF da Ilha, que vai substituir a atual unidade instalada em imóvel alugado e com estrutura limitada, é mais um equipamento que reflete o modelo de saúde implantado em Joinville, onde a prevenção é um dos principais objetivos.

“Estamos construindo uma das maiores Unidades Básicas de Saúde da Família de Joinville, que ficará instalada ao lado de um Centro de Educação Infantil, constituindo uma quadra social. O bairro Espinheiros merece essa atenção. Trabalhamos para oferecer qualidade de vida para o dia a dia do cidadão e para que tenhamos a saúde cada vez melhor para o joinvilense”, declara o prefeito.

O secretário da Saúde, Andrei Kolaceke, destaca a melhoria na qualidade de atendimento que a nova UBSF da Ilha deve garantir à comunidade.

“A nova UBSF da Ilha vai possibilitar uma melhora no atendimento primário para a população do bairro no que diz respeito ao tratamento e aos atendimentos regulares realizados nas Unidades Básicas de Saúde da Família”, conclui o secretário.