Prefeitura de Joinville apresenta projetos e ações durante a 10ª edição da Expoinovação

Publicada em 08/11/2023 às 09:09
Relacionado a: Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia - COMCITI, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SDE, Companhia Águas de Joinville - CAJ

Começou nesta terça-feira (7) e vai até quarta (8), em Joinville, a 10ª edição da Expoinovação, um dos maiores eventos de inovação e tecnologia do Sul do Brasil. O evento quer promover e fortalecer o desenvolvimento do ecossistema de inovação na região, além de trazer tendências e novidades da área. A promoção é do Sebrae e Softville, com o apoio do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia de Joinville (Comciti) e da Prefeitura de Joinville.

Joinville está entre os principais polos de inovação da América Latina e entre as 3 melhores para empreender no Brasil. “Saímos do 16º lugar das melhores cidades para se empreender no país para o terceiro lugar, em apenas dois anos. Criamos o Espaço do Empreendedor, o Código de Defesa do Empreendedor”, detalha o prefeito Adriano Silva.

A Expoinovação traz nessa edição mais de 50 palestrantes de todo o Brasil e 80 horas de conteúdo em 5 palcos simultâneos. Entre os principais temas do evento estão: produto e tecnologia; marketing e vendas; gente e gestão; operação e sucesso do cliente; além de Joinville, cidade de inovação.

Cerca de 4 mil visitantes devem participar do evento, que montou também esse ano uma feira de negócios. A Prefeitura está presente com um estande que reúne as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Inovação e Educação e outro com a Companhia Águas de Joinville. Equipes e alunos abordam os projetos de tecnologia e empreendedorismo na Rede Municipal de Joinville.

“Nesta edição, trouxemos a inovação em todos os eixos do Pedem, o Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Municipal. Então trouxemos saúde, logística, a cadeia produtiva e o turismo para dentro da Expoinovação para tratar inovação nesses setores. É uma virada de chave para o evento, para Joinville e para o nosso ecossistema de inovação”, diz William Escher, secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Joinville.

Ele foi um dos palestrantes do primeiro dia do evento. Escher abordou o tema: “Joinville inovadora: uma cidade polo de inovação e empreendedorismo no Brasil”. “Com o sandbox, por exemplo, vamos permitir que empresas e startups fiquem até 2 anos com ISS reduzido em Joinville, podendo testar sua tecnologia no ambiente público antes de lançar para o mercado”, explica o secretário.

Ainda na terça-feira à tarde, o secretário de Educação de Joinville, Diego Calegari, também palestrou no palco “Gente e gestão”. O secretário falou sobre “Educação que transforma: inovações para uma educação de qualidade”.

No segundo dia da Expoinovação, Alexandre Luíz Longo, do Joinvasc, participa de um painel sobre inovações na saúde, com cases de Joinville. Também na quarta-feira, a gerente da Secretaria de Cultura e Turismo, Vanessa Venske Falk, será uma das participantes do painel sobre “Turismo na Rota da Inovação”.

Companhia Águas de Joinville

A Companhia Águas de Joinville está no Expocentro Edmundo Doubrawa com um estande com projetos do InovaCAJ, o escritório de inovação da Águas de Joinville.

Quem passar pela feira, poderá conhecer os projetos internos voltados à inovação e também os projetos executados com empresas parceiras. Dentre eles, as soluções que são fruto do Hackathon de Saneamento realizado em 2022: dois projetos fazem uso da Internet das Coisas para gerenciar pressão na tubulação e dar alertas de alteração na rede e o terceiro projeto é um aplicativo para gestão de obras. Profissionais da Companhia apresentam as iniciativas voltadas à inovação aos visitantes, que também poderão contribuir com ideias e sugestões.