Prefeitura de Joinville anuncia reforço no atendimento pediátrico

Publicada em 31/03/2023 às 15:30
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

Na tarde de sexta-feira (31/3), o prefeito Adriano Silva realizou uma reunião com a direção do Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria e da Secretaria Municipal da Saúde para definir melhorias no atendimento pediátrico na cidade.

“Nas últimas semanas, estamos acompanhando de perto o aumento da procura pelos atendimentos pediátricos junto ao Hospital Infantil e também nas nossas unidades. Por este motivo, estamos focando nossos esforços para ampliar a oferta de vagas”, afirma Adriano.

Na reunião, o prefeito comunicou a ampliação na escala de pediatria nas Unidades de Pronto-atendimento (UPAs). Desde a última quarta-feira (22/3), as UPAs Leste e Sul passaram a contar com reforço na escala de médicos exclusivos para o atendimento infantil.

“Além disso, de forma emergencial, vamos estruturar a Unidade de Apoio para Atendimento Infantil, um novo serviço para dar suporte à grande procura por este atendimento”, explica o prefeito.

A Unidade de Apoio para Atendimento Infantil começará a funcionar a partir de quarta-feira (5/4), na estrutura da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) João Costa (rua José Fernandes Dias, 129 – João Costa). O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, com atendimento médico para pacientes de até 14 anos, com casos leves.

UPAs

Nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, a média de atendimentos pediátricos realizados nas UPAs Sul e Leste foi de 1,3 mil. Em março, este número apresentou um aumento de 123%, superando os 2,9 mil atendimentos.

As queixas mais recorrentes são de casos sem gravidade, em sua maioria queixas respiratórias e viroses.

UBSFs

Nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), localizadas em mais de 50 pontos de todas as regiões da cidade, os atendimentos para crianças também são oferecidos. Diariamente, uma média de 750 consultas são realizadas apenas para este público.

As UBSFs são as principais portas de entrada para atendimento do Sistema Único de Saúde. Dados do Ministério da Saúde apontam que cerca de 80% de todos os atendimentos realizados podem ser solucionados na Rede Básica.

Nas UBSFs, a população encontra consultas médicas, curativos, vacinas, tratamento odontológico, encaminhamentos para atendimento especializado e fornecimento de medicação.

Compartilhe

Skip to content