Prefeitura de Joinville anuncia ampliação do binário das ruas Coronel Procópio Gomes e Urussanga

Publicada em 23/04/2024 às 16:26
Relacionado a: Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA

A Prefeitura de Joinville anunciou nesta terça-feira (23), durante a reunião da Comissão de Urbanismo da Câmara de Vereadores, um grande investimento para a melhoria da mobilidade urbana, especialmente para as pessoas que precisam se deslocar entre a Zona Sul e Região Central de Joinville, pelas ruas Coronel Procópio Gomes e Urussanga.

Em virtude de novos polos geradores de tráfego e do histórico do aumento da frota de veículos no município, a Prefeitura implantou recentemente mudanças no trânsito dessa região.

Essas alterações resultaram em melhoria no deslocamento para quem vem da Zona Sul sentido Centro, mas impactaram significativamente na quantidade de veículos que fazem o caminho contrário, pela rua Coronel Procópio Gomes, especialmente em horários de pico.

A partir disso, como ocorre em todas as alterações no trânsito, a equipe técnica manteve o monitoramento da área, fazendo alterações para a acomodação da mobilidade. Essas modificações também tiveram objetivo de preparar grandes eixos viários para o funcionamento das pontes que estão em construção.

Entretanto, para que as alterações resultem em melhoria para a trafegabilidade como um todo, serão necessários investimentos para a completa implantação do binário entre as ruas Coronel Procópio Gomes e Urussanga.

Quando as melhorias estiverem concluídas, todas as faixas da rua Coronel Procópio Gomes vão fazer o sentido do Centro para a Zona Sul. Isso significa que todas as faixas poderão ser usadas para esse deslocamento.

Já a Urussanga fará o sentido inverso, vindo da Zona Sul para o Centro. O binário será implantado entre as ruas Abdon Batista e a Piauí, para quem está na Procópio Gomes, e entre a Piauí e a Santos, para os motoristas que trafegam pela Urussanga.

Além disso, as alterações viárias já consideram as mudanças necessárias para a utilização da Ponte Albertinho Bornschein e da Ponte da Rua Nacar. As duas estão com obras em andamento. A primeira fará a ligação entre as ruas Dr. Plácido Olímpio de Oliveira e Aubé e a segunda entre as ruas Coronel Francisco Gomes e Nacar.

É importante reforçar, que por enquanto, o trânsito permanece como está. O que os motoristas vão perceber, neste momento, é a presença de máquinas e trabalhadores executando as obras. Posteriormente, a Prefeitura vai anunciar as alterações em cruzamentos e linhas do transporte coletivo.

Investimento para implantação do binário supera R$ 11 milhões

Para a implantação do binário, estão previstos uma série de investimentos, como a remoção de meio-fio para ampliação na quantidade de faixas na Coronel Procópio Gomes, implantação e realocação de abrigos de ônibus, alteração em rede de drenagem, requalificação viária e capa asfáltica, além de investimento em sinalização semafórica, pintura de faixas e instalação de placas.

O investimento para a obra de infraestrutura e sinalização será de aproximadamente R$ 11,7 milhões.

Obras tem início imediato

As equipes que trabalham com topografia já atuam na Rua Coronel Procópio Gomes. Elas estão fazendo medições nas áreas em que a calçada avança para dentro da pista e o cadastramento de interferências.

Nestes pontos, a Prefeitura vai fazer a remoção do meio-fio e adequação para a implantação de mais uma faixa para veículos.

Assim, a Coronel Procópio Gomes terá ampliação no número de faixas, considerando uma exclusiva para o transporte coletivo. O local também terá ciclofaixa.

A extensão dessa obra abrange 1,6 km e será uma alternativa viária para ligação entre as zonas Leste e Oeste da cidade.

Já em relação à rua Urussanga, a intervenção ocorre em um trecho entre 1,5 km, entre as ruas Santos e Piauí, com a ampliação de uma faixa destinada ao transporte coletivo. Outra melhoria será a implantação de novos abrigos para passageiros ao longo do trecho.

Segundo a Secretaria de Infraestrutura Urbana de Joinville, serão várias frentes de trabalho que atuarão no local. Cada uma delas responsável pela execução de diferentes aspectos de infraestrutura.

Desta forma, a implantação do binário ocorrerá conforme o andamento da obra.