Prefeitura de Joinville amplia vacinação contra a gripe para toda a população

Publicada em 06/06/2022 às 17:33
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

A partir desta segunda-feira (6/6), a Prefeitura de Joinville vai ampliar a vacinação contra a gripe (influenza) para toda a população a partir dos seis meses de idade, conforme orientação da Secretaria de Estado de Saúde.

Com a medida, a Secretaria de Saúde de Joinville (SES) pretende ampliar a cobertura vacinal da população, e evitar o aumento de casos de influenza e suas possíveis complicações.

De acordo com a enfermeira Cristiane Soares, gerente da Vigilância em Saúde da SES, o tempo de resposta imunológica para produção dos anticorpos é, em geral, de 15 dias. Por isso, a importância de as pessoas se vacinarem o quanto antes.

“É muito importante que as pessoas se vacinem nesse período, pois com a mudança de estação e o início do frio, os casos gripais e de infeção respiratória tendem a aumentar. A vacina protege as pessoas e quem está perto delas, e previne complicações e agravamentos que ocasionam o aumento da demanda de atendimentos”, reforça Cristiane.

Números atualizados da SES apontam que, até o dia 1° de junho, foram aplicadas 74,2 mil doses da vacina contra a Influenza, o que representa 39,7% de cobertura vacinal, considerando-se os públicos prioritários.

Entre os grupos com menor adesão, estão o pessoal das Forças Armadas, segurança e salvamento, pessoas com deficiência e gestantes.

Sarampo

A vacinação contra o sarampo continua. Podem se vacinar os profissionais da saúde em geral, mesmo que não atuem em estabelecimentos de assistência e vigilância em saúde, e as crianças de 6 meses até 11 anos.

Onde se vacinar

Em Santa Catarina, a Campanha de Vacinação contra a Gripe e o Sarampo foi prorrogada até o dia 24 de junho.

Em Joinville, a aplicação dos imunizantes é realizada em Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), com exceção das unidades do Jativoca e do Morro do Amaral. Os horários de funcionamento das UBSFs podem ser conferidos no link.

Na região central, outra opção é a Sala de Vacinas, que fica na rua Abdon Batista, 172, no Centro. A sala funciona de segunda a sexta, das 7h às 18h50. É preciso levar a carteira de vacinação e um documento oficial com foto.