Prefeitura de Joinville amplia iluminação na comunidade Vila do Oca, em Pirabeiraba

Publicada em 27/11/2023 às 18:54
Relacionado a: Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA

A comodidade de ter em casa eletrodomésticos como ventilador, máquina de lavar, geladeira e chuveiro com água quente, vai se tornar realidade para cerca de 80 famílias que residem na Vila do Oca, localidade da área rural de Pirabeiraba.

Há décadas reivindicada pelos moradores, a ampliação da rede de energia elétrica do local será executada pela Prefeitura de Joinville que está fazendo a instalação dos postes internos da vila.

Com investimento de R$ 580 mil garantidos com recursos da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), a obra consiste na instalação de postes com luminárias 100% LED, na lateral da rua Major Lima, com extensão de 850 metros. O trabalho será executado pela Quantum Engenharia Ltda., empresa vencedora da licitação.

A Ordem de Serviço para início das obras de ampliação do sistema de iluminação pública da Vila do Oca foi assinada pelo prefeito Adriano Silva, no sábado (25/11). O ato teve a presença de secretários municipais, do presidente da Câmara de Vereadores, Diego Machado, lideranças comunitárias e religiosas, e moradores do local.

De acordo com o prefeito Adriano Silva, para a ampliação da rede de energia da localidade, os poderes Executivo e Legislativo do município trabalharam em parceria para regularizar questões burocráticas e judiciais, especialmente em relação à regularização fundiária. Como resultado, os moradores passam a ter novas perspectivas sobre segurança e qualidade de vida.

“A obra vai mudar a vida dessas pessoas completamente porque há décadas eles moram aqui sem energia elétrica, com rabicho, em condições precárias e perigosas, inclusive para ocorrências de incêndio. É uma grande mudança urbanística e social para todas essas famílias”, declara o prefeito.

A força conjunta também foi destacada pelo presidente da Câmara de Vereadores, Diego Machado, que reforçou o comprometimento da comunidade local como fundamental para a realização do trabalho.

Segundo ele, inicialmente cerca de 90% das famílias da Vila do Oca que já estão no programa de regularização fundiária do município poderão ser beneficiadas com a ampliação da rede.

“É um sonho realizado com muitas dificuldades mas, com a união de forças, hoje comemoramos essa grande vitória. Por isso, não é uma simples obra, foi preciso transpor obstáculos que muitos acreditavam não ser possível”, comemora.

Etapas da obra

A obra de ampliação da rede de iluminação pública da Vila do Oca será realizada em duas etapas. Nesta primeira, a Prefeitura de Joinville faz a instalação dos postes e, logo que concluída, entrega à Celesc. O prazo para conclusão desse trabalho é de 90 dias. A partir de então, os moradores deverão solicitar à companhia de energia a ligação em suas residências.

“Essa comunidade não tinha energia e estamos preparando a parte do posteamento que será entregue à Celesc. O ponto fundamental foi o investimento da Prefeitura de Joinville para dar as condições necessárias para que a população receba a iluminação. Além disso, realizamos melhorias na parte de drenagem da localidade, com a instalação de novas tubulações”, explica Jorge Sá, secretário de Infraestrutura Urbana de Joinville.

Vida nova para a comunidade

Há 13 anos residindo na Vila do Oca, o comerciante Wilson de Lara relata as dificuldades vividas diariamente pelos moradores devido à falta de energia.

Segundo ele, a comunidade conta, atualmente, com cerca de seis relógios que distribuem energia para cerca de 200 moradores, incluindo adultos e crianças. Com a sobrecarga, a queda de energia é recorrente e os transtornos constantes.

“Ficamos mais tempo sem, do que com energia. Além disso, a energia é muito fraca e não é suficiente para termos um forno elétrico, um ar condicionado e até o ventilador trabalha lento. No meu comércio, não posso ter freezer e hoje trabalho só com uma ‘geladeirinha’ que liga e desliga. Não tem ninguém aqui na vila que não já não perdeu um eletrodoméstico”, conta Wilson.

Eleito pelos vizinhos como porta-voz da comunidade na busca pela ampliação do sistema de iluminação, Wilson de Lara relembra a dedicação dos moradores e celebra a conquista.

“Desde que moramos aqui, lutamos unidos por isso. Batíamos de porta em porta pedindo apoio e agora agradecemos à Prefeitura e à Câmara de Vereadores por vencermos essa luta. Nossa vida com energia de qualidade vai mudar bastante. É uma grande vitória”, comemora.