Prefeitura de Joinville abre novas turmas de aulas gratuitas de português para estrangeiros

Publicada em 23/03/2022 às 10:30
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

A Prefeitura de Joinville, através da Secretaria de Educação, abriu inscrições para três novas turmas de aulas de língua portuguesa para estrangeiros. Elas ocorrerão no período noturno, em três diferentes polos da cidade: na Escola de Jovens e Adultos (antigo Cesita), no bairro Itaum; na Escola Municipal Valentim João da Rocha, no bairro Vila Nova; e na Escola Municipal Professora Laura Andrade, no bairro Jardim Iririú.

O curso de língua portuguesa para estrangeiros é gratuito e tem carga horária de 80 horas, com direito a certificado de conclusão. O objetivo é oportunizar o aprendizado do idioma para migrantes que chegaram recentemente de outros países e têm qualificação profissional, mas não dominam o idioma para conseguirem ingressar no mercado de trabalho de Joinville.

As aulas serão ministradas pela professora Débora Ribeiro, que trabalha o ensino do idioma com atividades sobre o contexto cultural da cidade e rotinas do dia a dia, além de ajudar os alunos a se prepararem para entrevistas de emprego. Podem se inscrever alunos com 15 anos ou mais de qualquer nacionalidade.

“Iniciamos o projeto-piloto com uma turma nas segundas à tarde na Escola de Jovens e Adultos. Como havia mais de 40 alunos interessados, foi aberta uma segunda turma. Os pedidos continuaram chegando para que fossem oferecidas aulas em outros bairros e em outros horários, por isso ampliamos o atendimento”, explica a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos, Deyze Zapelini Faust.

As inscrições devem ser feitas presencialmente, até o início das aulas, nos polos de cada região. As aulas das novas turmas iniciarão entre 4 e 7 de abril, e ocorrerão uma vez por semana, das 18h30 às 22 horas.

Confira os endereços:

Escola de Jovens e Adultos (antigo Cesita)
Rua Monsenhor Gercino, 1040, Itaum
Horário: 8h às 12h e das 13h30 às 22 horas (exceto na sexta-feira, quando o atendimento encerra às 20 horas)

Escola Municipal Valentim João da Rocha
Rua Quinze de Novembro, 7030, Vila Nova