Prefeitura de Joinville abre matrículas para alunos novos nesta segunda-feira

Publicada em 05/12/2022 às 10:36
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

Nesta segunda-feira (5/12), serão abertas as matrículas para os alunos novos na Rede Municipal de Ensino de Joinville. O processo é para crianças que irão para o 1º e 2º períodos da Educação Infantil (pré-escola) e para alunos de 1º a 9º anos do Ensino Fundamental. Para crianças de até 3 anos e 11 meses, a oferta de vagas para creche ocorreu em 28 de novembro, e novas vagas serão disponibilizadas no início de 2023.

O sistema de pré-matrículas será disponibilizado ao meio-dia e permanecerá aberto durante o ano letivo de 2023, mas a matrícula depende da disponibilidade de vagas nas turmas da unidade. A reserva de vaga é realizada por ordem de acesso, e as vagas são ocultadas do sistema à medida em que são preenchidas.

O critério utilizado para definição da unidade onde o estudante será matriculado é o zoneamento, realizado a partir de um mapa criado pelo Governo do Estado que determina a escola preferencial para cada rua da cidade. Por isso, após o preenchimento dos dados pessoais e endereço, o sistema oferece as opções de acordo com o zoneamento, e estas podem ser unidades municipais ou estaduais. Se a distância entre a casa e a escola for superior a 3 quilômetros, a Secretaria de Educação disponibiliza passagem de ônibus (para área urbana) e transporte escolar (para alunos de escola rural).

Este é o momento para responsáveis por crianças e adolescentes que estavam em escolas da rede particular ou estadual de Joinville, ou que estão vindo de outras cidades e estados, realizarem o cadastro para buscar uma vaga em uma escola pública municipal de Joinville.

Como realizar a pré-matrícula

Para realizar a inscrição, os pais ou responsáveis devem acessar o sistema disponibilizado no site da Prefeitura de Joinville. Para matrícula do 1º ao 9º anos, o link é bit.ly/MatriculaEnsinoFundamentalJlle. Já para crianças entre 4 e 5 anos, o link é bit.ly/MatriculaCEIJlle. Devem ser preenchidas as informações solicitadas e selecionar a unidade pretendida dentro das opções disponíveis.

Após a conclusão do cadastro, há um período de três dias úteis para a entrega presencial dos documentos na secretaria da escola escolhida. Caso a entrega não ocorra neste prazo, a solicitação será cancelada automaticamente e será necessário acessar o sistema para iniciar o processo desde a primeira etapa. Famílias que não têm acesso à internet podem dirigir-se à escola municipal mais próxima da residência para solicitar a abertura do cadastro.

Para ingressar no 1º período da Educação Infantil, a criança deve completar 4 anos até 31 de março de 2023. Já para ser matriculado no 1º ano do Ensino Fundamental, o aluno precisa completar seis anos até 31 de março.

Nesta segunda-feira (5/12), em virtude do jogo do Brasil pela Copa do Mundo, as Escolas e CEIs municipais encerram as aulas às 15h. Portanto, os pais ou responsáveis que precisam do apoio das escolas para preencher o cadastro, devem ficar atentos ao horário de funcionamento das unidades.