Prefeitura de Joinville abre inscrições para programa de capacitação de empreendedores

Publicada em 28/11/2023 às 09:07
Relacionado a: Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SDE, Serviço de Incentivo às Organizações Produtivas - SDE.CEPAT.SIOP

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE), está com inscrições abertas para o processo seletivo para ingresso no Programa de Incubação de Empreendimentos Join.Cubo, para o ano de 2024.

O objetivo é oferecer capacitação em gestão para empreendedores e pessoas que buscam alternativas ao mercado formal de trabalho, e que almejam iniciar ou fortalecer o seu próprio negócio.

Podem participar do processo seletivo, moradores do município de Joinville, maiores de 18 anos ou emancipados, que tenham o intuito de empreender ou que já questão empreendendo, mesmo que informalmente.

As inscrições para a seleção são gratuitas e devem ser feitas pelo site da Prefeitura de Joinville (bit.ly/JoinCubo2024), onde também estão disponíveis as informações completas sobre o processo. O prazo encerra no dia 21 de janeiro.

Também é possível se inscrever presencialmente na sede da Join.Cubo, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (rua Max Colin, 550 – prédio O Farol – América), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 13h30, munidos dos documentos de identificação pessoal (RG e CPF), comprovante de endereço, e Número de Identificação Social (NIS) do CadÚnico, caso possua.

Os candidatos deverão preencher o formulário de inscrição que contém questões sobre o perfil socioeconômico e sobre o negócio a ser desenvolvido. Os critérios de classificação são estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal, ter empreendimento em atividade e ter empreendimento coletivo.

A relação dos candidatos aprovados em primeira chamada será publicada no dia 26 de janeiro, no site da Prefeitura de Joinville e afixada nos murais da Join.Cubo, na SDE. O período de matrículas será de 31 de janeiro a 2 de fevereiro. Já o início das aulas está programado para o dia 20 de fevereiro.

O programa Join.Cubo

Com duração de 24 meses e 80 vagas disponíveis, o programa Join.Cubo é gratuito e, para o próximo ano, terá novidades.

“Estamos indo para a 7ª turma do Join.Cubo e, para esta edição, buscamos reavaliar as ementas para melhorar a qualidade da incubação”, antecipa Adriana Caldart, coordenadora do Serviço de Incentivo às Organizações Produtivas (SIOP), vinculado ao Centro Público de Atendimento aos Trabalhadores (CEPAT), da SDE.

No primeiro ano de incubação, os alunos participam de 130 horas de atividades teóricas que incluem mais de 40 oficinas, com temas como plano de negócios, vendas, comunicação, entre outros. Já no segundo ano, serão oferecidas as assessorias de acordo com a necessidade do empreendedor.

Desde a sua primeira edição, o Join.Cubo já formou 84 empreendedores e, neste mês de dezembro, mais 43 alunos concluem a sua incubação.

De acordo com Adriana, o Programa de Incubação de Empreendimentos Join.Cubo é um serviço de qualidade e gratuito oferecido pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, e ajuda os empreendedores a impulsionarem os seus negócios e, também a fomentar a economia do município.

“Buscamos desenvolver o aluno para montar o seu próprio negócio ou, ainda, melhorar o seu empreendimento aperfeiçoando a gestão e melhorando os resultados”, conclui Adriana.