Prefeitura de Joinville abre inscrições para concurso público para a Educação

Publicada em 13/10/2022 às 17:34
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

A Prefeitura de Joinville abriu nesta quinta-feira (13/10) processo de inscrições para o concurso público para a Rede Municipal de Ensino de Joinville. São 400 vagas no total, 300 vagas em cargos de nível superior para pedagogos e professores de diferentes especialidades, e 100 vagas para nível médio, para auxiliares de educador e auxiliares escolares.

A remuneração inicial para os cargos de nível superior é de R$ 4.253,18, e para nível médio, de R$ 2.637,21, com a possibilidade de acréscimo de possíveis gratificações, conforme a Lei Complementar Municipal nº 508/2018 e a Lei Municipal nº 9.214/2022. Todas as vagas são para carga horária de 200 horas mensais.

“Joinville paga remuneração acima do piso nacional e todos que forem contratados por meio deste concurso receberão R$ 400 a mais por terem carga horária de 40 horas semanais. Este acréscimo pode ser de R$ 800 caso a atuação seja em escola vulnerável ou distante do Centro, conforme a Lei da Valorização que aprovamos neste ano. Além disso, podem receber a gratificação por desempenho anual de até R$ 8 mil por ano”, explica o secretário de educação Diego Calegari.

O edital está disponível no site da Prefeitura, no https://bit.ly/concursoeducacaoJoinville2022, onde também está o link para as inscrições, que custam R$ 94,10 para cargos de nível médio e R$ 157,20 para nível superior. O prazo para inscrições encerra às 18 horas do dia 28 de outubro.

Concurso terá etapa com prova prática

Para os cargos de nível médio, o concurso terá uma única etapa, com prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Já para os cargos de nível superior, além da prova objetiva, ocorrem provas discursivas e de desempenho didático, e haverá avaliação de títulos com caráter classificatório.

A prova prática será de avaliação do desempenho didático. O candidato deverá apresentar plano de aula previamente e, no dia da aplicação da etapa, aula expositiva de, no máximo, 20 minutos, sobre o tema escolhido e de acordo com o previsto no plano enviado anteriormente, que será avaliado de acordo com os seguintes critérios: plano de aula, desenvolvimento de aula e metodologia.

“O concurso é uma peça fundamental na nossa estratégia para qualificar ainda mais a educação pública municipal de Joinville”, analisa Calegari.

A aplicação de todas as etapas do concurso será realizada em Joinville. As provas objetivas e discursivas estão marcadas para o dia 4 de dezembro de 2022. Será publicado um novo edital com a classificação e as informações de data e horário para a etapa prática das vagas de nível superior.