Prefeitura dá continuidade às obras para ampliação do binário das ruas Coronel Procópio Gomes e Urussanga

Publicada em 02/05/2024 às 07:54
Relacionado a: Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA

Desde a semana passada, a Prefeitura de Joinville atua nas obras de ampliação do binário das ruas Coronel Procópio Gomes e Urussanga. Essas ações fazem parte de um grande investimento para a melhoria da mobilidade urbana, especialmente para as pessoas que precisam se deslocar entre a Zona Sul e Região Central de Joinville.

Os trabalhos começaram na interseção da rua Abdon Batista com a Coronel Procópio Gomes, onde a Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) de Joinville realizou o corte de canteiros e a estruturação desse trecho. A obra é o início do processo de ampliação no número de faixas da Coronel Procópio Gomes, que terá uma faixa exclusiva para o transporte coletivo, além de uma ciclofaixa.

A partir de quinta-feira (2/5), as equipes da Prefeitura de Joinville devem iniciar uma frente de obras no cruzamento das ruas Procópio Gomes, esquina com a Plácido Olímpio de Oliveira. Neste ponto, também haverá alargamento de pista. As obras estão programadas para iniciar após das 8h30, quando reduz a circulação de veículos neste ponto.

Nos últimos dias, a Prefeitura efetuou o levantamento topográfico na região da interseção da rua Florianópolis com a Coronel Procópio Gomes.

A rua Urussanga, entre as ruas Santos e Piauí, também terá uma faixa destinada ao transporte coletivo. Outra melhoria será a implantação de novos abrigos para passageiros ao longo do trecho.

Quando as melhorias estiverem concluídas, todas as faixas da rua Coronel Procópio Gomes vão fazer o sentido do Centro para a Zona Sul. Isso significa que todas as faixas poderão ser usadas para esse deslocamento.

Já a Urussanga fará o sentido inverso, vindo da Zona Sul para o Centro. O binário será implantado entre as ruas Abdon Batista e a Piauí, para quem está na Procópio Gomes, e entre a Piauí e a Santos, para os motoristas que trafegam pela Urussanga.

Além disso, as alterações viárias já consideram as mudanças necessárias para a utilização da Ponte Albertinho Bornschein e da Ponte da Rua Nacar. As duas estão com obras em andamento. A primeira fará a ligação entre as ruas Dr. Plácido Olímpio de Oliveira e Aubé e a segunda entre as ruas Coronel Francisco Gomes e Nacar.

Por enquanto, o trânsito permanece como está. Posteriormente, a Prefeitura vai anunciar as alterações em cruzamentos e linhas do transporte coletivo. O investimento para a obra de infraestrutura e sinalização será de aproximadamente R$ 11,7 milhões.