Prefeitura avança programa Somos Digitais com entrega de equipamentos e wi-fi em todas as unidades de ensino

Publicada em 07/03/2024 às 12:23
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

A Rede Municipal de Ensino de Joinville alcançou um momento histórico nesta quinta-feira (7), com a comemoração do marco de instalação de internet wi-fi de alta velocidade em todas as Escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) municipais. A celebração faz parte da programação oficial de aniversário de 173 anos de Joinville.

A partir de agora, todas as unidades de ensino municipais têm acesso ao wi-fi de alta velocidade. É um avanço importante do Somos Digitais, programa que reúne um conjunto de ações da Secretaria de Educação para equipar as escolas, os professores e os alunos com recursos e habilidades necessárias para o uso efetivo da tecnologia na Educação.

“É um marco na história de Joinville e traz tecnologia para dentro das escolas. Agora temos 100% das nossas unidades com velocidade alta de internet e também o controle de segurança para que os pais fiquem tranquilos sobre o que está sendo pesquisado”, informa o prefeito Adriano Silva.

Para viabilizar a internet de alta velocidade, foram instaladas antenas profissionais que incorporam uma avançada tecnologia, distribuindo sinal de qualidade nos ambientes. Com a estrutura, os professores podem utilizar tecnologia no planejamento de aulas e no trabalho realizado com os alunos, seja nos notebooks fornecidos pelo município, tablets, chromebooks ou até mesmo nos celulares que podem acessar a rede.

As unidades foram equipadas com rede interna e toda a parte de infraestrutura, como antenas e cabos, para viabilizar a conectividade. O investimento da Secretaria de Educação desde 2022, quando iniciou a instalação de internet de alta velocidade nas unidades escolares, foi de cerca de R$ 7 milhões.

Internet de alta velocidade transforma realidade das escolas

O evento ocorreu no CEI Gustavo Zietz, no bairro Rio Bonito, uma das últimas unidades a efetivar a conectividade na Rede Municipal. Segundo a diretora, Maria Odete Lopes, a rede de alta velocidade é uma transformação para o dia a dia da equipe escolar e das crianças.

“Agora estamos mais confortáveis com uma internet segura para usarmos no nosso planejamento, em pesquisas e atividades com as crianças por meio dos tablets, por exemplo. É uma conquista muito significativa, principalmente porque estamos em uma comunidade rural, que esperava essa conectividade chegar até aqui”, conta.

Com a conectividade em 100% das unidades escolares, a Secretaria de Educação também criou um sistema de acompanhamento em tempo real da situação da internet nas escolas e CEIs. Qualquer interrupção ou queda no sinal gera uma notificação para a equipe técnica conseguir atuar com agilidade no restabelecimento do serviço.

Entrega de chromebooks e chips de internet móvel

O evento do programa Somos Digitais ainda marcou a entrega de 5 mil novos chromebooks que serão distribuídos para todas as escolas e CEIs, em um investimento de R$ 12,3 milhões. Com isso, a Rede Municipal de Ensino alcança 17.500 chromebooks entregues desde o início da gestão, em um total de R$ 40,3 milhões investidos.

Os novos equipamentos serão distribuídos para as unidades nas próximas semanas, sendo 1.640 para CEIs e 3.360 para escolas, com a quantidade variando de acordo com o número de alunos. O objetivo é renovar o parque tecnológico e levar mais conectividade para os estudantes.

Durante o evento, também foi anunciada a entrega para escolas e CEIs de 5 mil chips de internet móvel que foram adquiridos pela Secretaria de Educação, em um investimento de R$ 1,4 milhões.

O objetivo dos chips é ampliar as possibilidades de conexão aos alunos fora da escola em atividades pedagógicas mediante empréstimo do equipamento, como a realização de tarefas online, por exemplo. Os chips são programáveis para acessar apenas conteúdo educacional liberado pela Secretaria de Educação, por meio de um filtro de conteúdo hospedado na “nuvem”.

“É uma grande entrega que oferece uma série de potencialidades para os alunos. Com o chip, o aluno vai poder levar o tablet para casa. Ou seja, o professor vai poder dar como tarefa, atividades com vídeos, pesquisa, consumo de conteúdos, que antes não era possível para muitas crianças por não terem internet ou computador. Isso é inclusão digital, é Educação que Transforma é fazer com que cada criança tenha oportunidade de se desenvolver”, explica o secretário de Educação, Diego Calegari.

A Educação vai promover a formação das crianças e adolescentes para uso consciente dos recursos entregues nas unidades. Para isso, serão realizadas ações de cidadania digital e uso consciente de telas para os estudantes.