Prefeitura anuncia criação da Central de Atendimento da Dengue de Joinville

Publicada em 24/03/2023 às 10:40
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

Nesta sexta-feira (24), a Prefeitura divulgou a criação da Central de Atendimento da Dengue de Joinville, um serviço específico para a assistência de pacientes com sintomas leves e moderados de dengue. O serviço já começou a ser estruturado e iniciará os atendimentos na próxima terça-feira, 28 de março.

“Nós estamos mobilizando todos os esforços necessários para viabilizar, no menor tempo possível, este serviço exclusivo para os joinvilenses com sintomas de dengue, em um ambiente preparado especificamente para esses atendimentos”, explica o prefeito Adriano Silva.

No local, será oferecido atendimento para a população sintomática com 15 anos ou mais, incluindo diagnóstico, hidratação e tratamento de pacientes com casos leves e moderados de dengue.

A Central de Atendimento da Dengue de Joinville vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Unisociesc Campus Park, no bairro Boa Vista (Rua Pref. Helmuth Fallgatter, 3333). Conforme o aumento da procura pelo serviço, os dias e horários de atendimento poderão ser ampliados.

“Nosso objetivo com a ativação deste novo serviço em Joinville é distribuir a procura, que hoje está centralizada nas Unidades de Pronto-atendimento”, detalha o prefeito.

A Central de Atendimento da Dengue de Joinville é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, com apoio da UniSociesc e Tupy S/A.

Sinais de alerta

O vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes. Em Joinville, dois destes sorotipos já foram identificados.

Os sintomas mais frequentes são febre alta, dor no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça ou manchas vermelhas no corpo.

Inicialmente, a principal recomendação é manter um elevado índice de hidratação. Para adultos saudáveis, a média de ingestão de água vai de 5 a 6 litros por dia.

Medicamentos com ação anti-inflamatória, como ibuprofeno, nimesulida, cetoprofeno, diclofenaco e ácido acetilsalicílico, não devem ser utilizados por pessoas com sintomas de dengue.

Pacientes com sintomas severos, como sangramento, dor aguda, desmaio ou confusão mental devem buscar atendimento de emergência nas Unidades de Pronto-atendimento.