Prefeitura amplia atendimento para joinvilenses com dengue com Central de Hidratação 24 Horas

Publicada em 29/02/2024 às 12:43
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

A partir da próxima segunda-feira (4/3), a Prefeitura de Joinville amplia o atendimento para os pacientes com casos confirmados de dengue com a Central de Hidratação 24 Horas. O serviço será instalado no mesmo prédio que abriga a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do Glória, que fica na rua Brigada Lopes.

A Central de Hidratação 24 Horas é um espaço destinado especificamente para pacientes que já tiveram atendimento prévio em uma UBSF ou Unidade de Pronto-atendimento e lá receberam o diagnóstico de Dengue, que necessitem de hidratação intravenosa, e que precisam de continuidade no tratamento.

O novo serviço terá funcionamento 24 horas, incluindo finais de semana e feriados, e contará com equipe médica, de enfermagem, de apoio e logística. A estrutura vai contar com 20 leitos para pacientes que necessitam atenção médica imediata, incluindo realização de exames, hidratação intravenosa e aplicação de medicação.

Como vai atender os pacientes referenciados e que já receberam diagnóstico, a Central de Hidratação 24 Horas não deve ser procurada como primeiro local para atendimento.

Embora o novo serviço funcione no mesmo prédio que abriga a UBSF Glória, ele não influenciará o funcionamento normal do posto de saúde, bem como o serviço de Unidade Sentinela que funciona no local.

A ativação deste novo serviço estava prevista no Plano de Contingência, que foi criado ainda em 2023, considerando a tendência para um aumento expressivo no número de casos. Em dezembro do ano passado, a Prefeitura lançou o plano Joinville Contra a Dengue, com diferentes eixos de atuação, incluindo um específico para Atendimento.