Prefeitura abre Enfermaria Especializada em Dengue na UBSF João Costa

Publicada em 16/04/2024 às 18:01
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

Nesta terça-feira (16), a Secretaria da Saúde iniciou o atendimento na Enfermaria Especializada em Dengue que está montada na UBSF João Costa. Essa é a segunda Enfermaria que entra em operação em Joinville. Outro espaço que oferece o mesmo serviço, está na UBSF Glória, que iniciou a operação ainda na segunda-feira (15).

As Enfermarias estão trabalhando de acordo com a demanda pelo serviço. Elas funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos. Os pacientes estão recebendo atendimento, com acompanhamento médico e de enfermagem, além da realização de exames e hidratação, de acordo com a indicação clínica.

O principal objetivo das Enfermarias Especializadas em Dengue é servir como uma apoio para as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), que funcionam como porta de entrada para os pacientes que têm algum tipo de sintoma de dengue, como febre alta, dor nas articulações, dor de cabeça ou atrás dos olhos.

Após passar pela avaliação clínica, esse paciente que procurou o Posto de Saúde e tem algum tipo de comorbidade, ou indicativo que pode ser um agravante para casos de dengue, é encaminhado para as Enfermarias. Quando necessário, a Saúde disponibiliza ambulância para o transporte.

A Enfermaria Especializada em Dengue no Aventureiro III está sendo preparada para o atendimento e será aberta assim que a montagem for concluída. Como os serviços funcionam 24 horas, a Saúde trabalha na formação das escalas de trabalho, além da estrutura física necessária.