Prefeito ativa Gabinete de Crise pelo aumento da procura por atendimentos de saúde em Joinville

Publicada em 23/03/2023 às 09:02
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

Nesta quarta-feira (22), o prefeito Adriano Silva instituiu um Gabinete de Crise para encaminhar soluções para o expressivo aumento pela procura dos atendimentos nas unidades de saúde de Joinville. Somente na terça-feira (21/3), as três Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) realizaram mais de 2,3 mil atendimentos, aproximadamente 35% superior ao movimento normal.

A situação, que também se repete em diversos municípios de Santa Catarina, é causada principalmente pelo grande volume de pacientes com sintomas respiratórios e com queixas típicas de dengue.

Dados atualizados dos últimos dias sobre os atendimentos de saúde, incluindo os realizados em Hospitais, Unidades de Pronto-Atendimento e Unidades Básicas de Saúde da Família foram analisados.

Fazem parte do Gabinete de Crise todos os departamentos da Secretaria da Saúde, o Hospital Municipal São José, as Secretarias de Governo, Comunicação e Segurança Pública, e a Procuradoria-geral do Município. O Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, unidade estadual administrada por uma Organização Social e que é referência em atendimentos pediátricos, também foi convidado para integrar o Gabinete de Crise.

Ações de curto prazo

Na reunião, o prefeito determinou que sejam desenvolvidos planos de trabalho para aplicação em curto prazo para aumentar a capacidade e a agilidade no atendimento dos joinvilenses com suspeita de dengue.

Além disso, foi apontada a necessidade de uma estratégia imediata para o reforço das ações de combate ao mosquito Aedes aegypt, fortalecendo o trabalho permanente que já é realizado durante todo o ano.

Aumento nos casos de dengue

Desde o início deste ano, foram confirmados 1,1 mil casos de dengue em Joinville. Os bairros com mais incidência de casos são Comasa, Nova Brasília, Floresta, Bom Retiro e Jardim Paraíso. Nas últimas duas semanas, a média foi de aproximadamente 50 novos casos confirmados por dia. Do total, cerca de 20% dos casos são em crianças e adolescentes.

Desde janeiro, a equipe da Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde identificou e eliminou 3,9 mil focos do mosquito Aedes aegypti. Os bairros com mais incidência de casos são Aventureiro, Vila Nova, Floresta, Jardim Paraíso e Nova Brasília.

No dia 17 de março, foi confirmado o primeiro óbito de dengue em Joinville. No ano de 2022, 19 pessoas perderam a vida em função de dengue no município.