Prefeito Adriano Silva recebe ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações em Joinville

Publicada em 05/08/2022 às 18:16
Relacionado a:

Nesta sexta-feira (5/8), o prefeito Adriano Silva e a vice-prefeita Rejane Gambin receberam o ministro Paulo Alvim, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, em Joinville. A recepção foi no Ágora Tech Park e contou com a presença de empresários e representantes de entidades e associações. Na sequência, o ministro conheceu algumas empresas instaladas no local e visitou espaços de inovação em Joinville, como o Senai. A agenda em Joinville foi organizada pelo deputado federal Coronel Armando.

Durante a reunião, Adriano Silva destacou o empenho de Joinville em manter a cidade preparada para a inovação tecnológica. Além disso, reforçou o diferencial do município ao citar o perfil de uma economia diversa e que abrange vários setores.

“O Governo Municipal tem uma responsabilidade muito grande em fazer com que os empreendedores tenham mais liberdade para abrir e fazer os seus negócios acontecerem. Quando isso se concretiza, que é o que vemos na cidade hoje, exige uma mão de obra qualificada. Nós estamos preparando os nossos alunos da Rede Municipal de Ensino. Hoje, mais de 500 alunos estão estudando programação. Não que eles serão necessariamente programadores, mas sairão da escola conhecedores das linguagens básicas de programação, além de tantas outras áreas que são trabalhadas no ambiente escolar”, reforça o prefeito.

Além disso, Adriano citou duas situações e solicitou que elas fossem fomentadas em nível nacional: incentivar o associativismo e o cooperativismo e pensar em uma forma de fomento para a educação do Ensino Técnico.

O ministro Paulo Alvim afirmou que o Governo Federal tem realizado esforços com foco nessa qualificação profissional. Ele também reconheceu que Joinville tem uma história de atividade produtiva que sempre foi orgulho nacional. “Essa é uma cidade que inspira e respira empreendedorismo”, citou.

O ministro também comentou sobre os apoios destinados por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

“Tem um conjunto de instrumentos que são apoiados por meio das nossas agências CNPq e Finep. São inúmeros os aportes nas universidades aqui instaladas, seja para desenvolvimento de projetos ou laboratórios. Mais que isso, o número de empresas que são beneficiaras de financiamento de aporte de recursos da Finep. Mas eu gostaria de dar destaque para a Unidade Embrapii que nós temos aqui. Ela é exemplar e desenvolve muitas iniciativas inovadoras e que nos ajudam a acelerar o processo de desenvolvimento das empresas a nível nacional”.

Recentemente, Joinville foi reconhecida como “Melhor Cidade do Brasil” por meio de uma iniciativa da Editora Três e da Austin Rating que considera dados públicos de 5.565 municípios brasileiros. O resultado foi publicado pela Revista IstoÉ.

Outro reconhecimento importante foi justamente relacionado ao ambiente para desenvolvimento de negócios. Joinville conquistou a nona posição no ranking das cidades mais empreendedoras do Brasil, segundo o Índice de Cidades Empreendedoras. O relatório é realizado pela Endeavor, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), avaliando as 101 cidades brasileiras mais populosas.