O prefeito Adriano Silva foi um dos gestores municipais da América Latina convidados para participar do congresso “30 prefeitos inovadores”, promovido no Panamá pela Rede de Inovação Local (RIL), uma organização que cria oportunidades para melhorar a administração pública em municípios da América Latina.
“Foi uma experiência fantástica! Embora as cidades tenham realidades diferentes, a possibilidade de conhecer novas tecnologias e a aplicação de recursos de inteligência artificial para melhorar a vida das pessoas representa um ganho para Joinville”, afirma Adriano.
Participaram do evento 30 prefeitos de cidades de nove países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, México, Panamá e Uruguai. Do Brasil, além do prefeito Adriano Silva, representando Joinville, participaram os prefeitos Rodrigo Neves, de Niterói (RJ); Lucilene Laurentino, de Bezerros (PE); Kayo Amado, de São Vicente (SP); e Elisa Araújo, de Uberaba (MG). A participação dos prefeitos foi custeada pela RIL, não havendo a necessidade do uso de recursos dos municípios.
“Uma parte importante do nosso trabalho é identificar políticas que valem a pena conhecer, cidades que estão definindo tendências e os líderes que impulsionam essas mudanças. Nessa busca, encontramos Joinville”, explica Delfina Irazusta, diretora da RIL.
A programação do congresso contou com palestras e atividades em grupo com foco em inovação e tecnologia, com o advento da inteligência artificial. Importantes empresas que atuam com estes serviços, como a Tools for Humanity, Meta e Amazon Web Services também apresentaram soluções disponíveis para a gestão pública.
“Oportunidades como esta possibilitam a aquisição de novos conhecimentos e a troca de experiências. Isso, sem dúvida, é importante para que possamos inovar e trazer soluções diferentes para a Prefeitura de Joinville”, conclui o prefeito.