Prefeito Adriano Silva participa de Audiência Pública sobre os Bombeiros Voluntários no Senado

Publicada em 11/07/2023 às 12:31
Relacionado a:

Na manhã desta terça-feira (11), o prefeito Adriano Silva participou como convidado de uma Audiência Pública no Senado Federal. A reunião tratou sobre a atuação dos Bombeiros Voluntários, que está em debate em função da tramitação do Projeto de Lei 3045/2022, que estabelece a Lei Orgânica Nacional de Policiais Militares e Bombeiros Militares.

Durante a Audiência Pública, o prefeito Adriano Silva, que atua como Bombeiro Voluntário há 20 anos, contou um pouco de sua vivência junto à corporação e destacou a importância dos voluntários para a maior cidade de Santa Catarina.

“O cidadão quer ser atendido, não importando se o bombeiro é voluntário ou militar. Nós temos que somar esforços e trabalhar em conjunto pelo bem dos brasileiros. Temos que dar segurança jurídica para que os bombeiros voluntários possam atuar nas cidades que estão estabelecidos”, destaca o prefeito.

A Audiência Pública foi uma proposição da senadora Ivete da Silveira, que recebeu apoio do senador Esperidião Amin e foi aprovada pela Comissão de Segurança Pública do Senado. O Projeto de Lei em tramitação conta com 17 emendas e 28 manifestações de diversas instituições, incluindo da Prefeitura de Joinville.

Dados da Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina apresentados durante a Audiência Pública demonstram que corporações de Bombeiros Voluntários estão presentes em 52 municípios catarinenses, com uma população atendida superior a 1,6 milhão de habitantes. Somente em 2022, os Bombeiros Voluntários prestaram mais de 90 mil atendimentos.

“Os Bombeiros Voluntários têm competência para continuar atendendo o cidadão. Queremos sair daqui com a regulamentação que Voluntários e Militares sejam reconhecidos de forma igualitária, com segurança jurídica para seguir com seus trabalhos”, conclui Adriano.